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quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

OBRIGATORIEDADE: Motos deverão ter freios ABS e CBS

O que era um sonho distante para quem tinha ou tem veículos de duas rodas agora ele, o sonho, virará uma realidade concreta. Isto porque o Conselho Nacional de Trânsito determinou que as motos vendidas no País deverão contar com freios ABS ou CBS a partir de primeiro de janeiro de 2016. É como se diz na gíria dos motoqueiros, "agora a coisa vai".

Divisão

De acordo com as regras, os modelos com mais de 300 cc de cilindradas deverão adotar o sistema antiblocante.

Agora as motocicletas de cilindradas menores poderão optar por uma tecnologia mais simples, que distribui a força da frenagem entre as rodas,dando mais segurança.

O que acontece na prática? De acordo com especialistas, em ambos os casos, a intenção é que o motociclista disponha de recursos para reduzir a distância percorrida em frenagens de emergência.

Tempo

O Conselho informa que assim como ocorreu com os carros, a aplicação será progressiva: em 2016, apenas 10% das motos novas deverão contar com eles. Em 2017, deverá ser 30%. Em 2018, serão 60%. Será apenas a partir de 2019 que todas as motocicletas comercializadas estarão equipadas. É bom frisar ao leitor que ficam de fora da obrigatoriedade os modelos de uso exclusivo fora de estrada, os artesanais, os militares e aqueles com potência de até 5 cv e velocidade máxima de 50 km/h, as cinquentinhas.

A associação das fabricantes brasileiras de motos (Abraciclo) afirma que ainda é cedo para estimar o impacto da medida sobre o preço das motos nos próximos anos. No entanto, para a Associação a indústria brasileira já tem capacidade de ser adequar à exigência.

"Esta novidade trará mais segurança aos usuários. A norma é similar à existente na Europa", diz o diretor-executivo José Eduardo Gonçalves. Ele afirmou que "ainda é cedo" para saber o impacto da exigência desses equipamentos no preço das motos.

O Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), também defende a obrigatoriedade da fabricação de motocicletas já com o ABS.

"Muitas mortes e acidentes que causam invalidez permanente poderiam ser evitados com o sistema. Acredito que deveríamos seguir o exemplo da Europa, que vai exigir freios antitravamento originais em motos acima de 125 cm³ a partir de 2016", afirma o gerente técnico do instituto, Emerson Feliciano, sobre a medida da Comissão Europeia, que visa salvar mais de cinco mil vidas nos próximos dez anos.

Segundo testes feitos em pista pelo Cesvi, os freios ABS proporcionam ao motociclista ganho médio de nove metros de distância em relação a modelos com frenagem convencional, levando em consideração uma condução a 100 km/h. Além disso, o item oferece maior estabilidade para o condutor, evitando quedas, que seriam eminentes em motos com freios comuns.

O que é ABS

De acordo especialistas, o sistema antitravamento das rodas é composto por uma unidade de comando eletrônico e por sensores de velocidade das rodas que tem por finalidade evitar o travamento das rodas durante o processo de frenagem.

O que é o CBS

Sistema de frenagem combinada das rodas, que distribui proporcionalmente a força de frenagem para as rodas garantindo uma desaceleração rápida e segura, independente dos sistemas serem dotados de disco ou tambor.

Para o motociclista Carlos Alberto, que usa a moto para o trabalho para fazer entregas, "qualquer situação que dê mais segurança é louvável no trânsito de hoje que parece uma guerra civil".

Fonte: Diário do Nordeste
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