SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJA BEM VINDO, OBRIGADO PELA VISITA ...

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pneus de caminhão-pipa doado pelo governo são roubados em Barro-CE

Barro-CE. Bandidos levaram na manhã desta sexta-feira (28) rodas e pneus de um caminhão- pipa doado recentemente ao município de Barro, distante cerca de 544 km de Fortaleza, pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O veículo estava estacionado no pátio de um posto de combustíveis, de onde foi retirado por volta das 6 horas da manhã, conforme demonstrado pelo disco tacógrafo do veículo, recolhido por policiais civis que investigam o caso, e levado as imediações do sítio Xique-Xique, onde foi encontrado posteriormente.

Ao todo, foram levadas 11 rodas e pneus do caminhão-pipa, além de um rádio toca CD extraído do interior do veículo. O local de onde o caminhão-pipa foi retirado recebia segurança de uma empresa privada contratada pelo posto de combustíveis. Porém, ninguém no local sabe dizer quem ou em qual horário o caminhão foi retirado do estacionamento.

A notícia do roubo do caminhão foi recebida pelo prefeito do município, Neneca Tavares, por volta das 7 horas da manhã. “O motorista do caminhão foi quem me avisou. Ele chegou em minha casa dizendo que o caminhão não estava no local onde havia sido estacionado na noite anterior e que poderia ter sido roubado”, conta o gestor, informando que após receber a notícia entrou em contato com o destacamento da Polícia Militar em Barro solicitando ajuda. “Também pedimos que houvesse apoio por parte da 3ª Companhia da Polícia Militar, em Brejo Santo, e para a delegacia de Polícia Civil, em Aurora, na tentativa de ampliarmos o raio de busca desse caminhão”, disse.

Neneca Tavares explicou que o caminhão-pipa pernoitava no estacionamento do posto porque a garagem municipal não comporta receber mais veículos. “Não há mais espaço na garagem. Desse modo, há veículos que pernoitam em equipamentos do município, como o Hospital Santo Antônio, e, no caso de maquinários de grande porte, alguns eram estacionados no pátio do posto”, comentou.

Após as primeiras diligências, o veículo foi localizado nas imediações do sítio Xique-Xique, cerca de 1 km da sede do município. No local foram encontrados calços de madeira utilizados para manter o veículo travado enquanto os pneus e as rodas eram retiradas do caminhão-pipa. “A ação foi realizada nas primeiras horas da manhã. Os calços ainda apresentavam sinais de corte recente”, observou o prefeito de Barro.

Policiais Rodoviários Federais também compareceram ao local onde o veículo foi encontrado, as margens da BR 116, para dar apoio nas diligências. Uma barreria foi montada pela polícia do vizinho estado da Paraíba, nas imediações do município de Cajazeiras, devido a proximidade entre as duas cidades. Por volta do meio dia o veículo foi transportado para o destacamento da Polícia Militar no município, de onde seguirá para ser periciado em Brejo Santo, mesmo local onde o Boletim de Ocorrência (BO) será lavrado ainda na tarde de hoje.

Após a realização do BO, uma cópia do documento será encaminhada a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará, responsável pela realização de entrega do equipamentos aos municípios beneficiados, para que o seguro seja acionado.

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte-CE: Cresce a procura por perfuração de poços profundos na região do Cariri

Apesar das chuvas que estão ocorrendo em toda região do Cariri, a procura para perfuração de poços profundos tem aumentando na região. Diariamente as máquinas que executam esse tipo de serviços estão em atividades nos bairros e na zona rural em municípios caririenses. Temendo sofrer com falta d´água após a quadra invernosa, são muitas as pessoas que estão investindo num poço profundo, seja em casa, no sítio ou na fazenda. “O ruim é ficar sem água e vendo os animais morrendo de sede sem poder fazer nada”, diz o sitiante juazeirense Antonio Cardoso, afirmando que “não dá para esperar para receber uma cisterna ou um barreiro feitos pelo governo”.

A procura pela perfuração de poços profundo aumentou muito que um dos empresário do ramo, J. Miranda, teve que deslocar uma segunda perfuratriz que operava no estado de Pernambuco, para atender no Cariri. Segundo Miranda, a cada dois dias um poço fica pronto com vazão que vai entre 5 a 30 mil litros de água por hora. “Investimos no que há de mais moderno na perfuração de poços aqui no Ceará e nosso objetivo é atender a todos que nos procuram”, afirmou J. Miranda, ressaltando que “quem pensa em investir num poço profundo nunca se arrepende e até agora não recebemos nenhuma reclamação”.

J. Miranda disse também que a região caririense tem um lençol freático muito bom e, em alguns locais dá para encontra água entre 30 e 100 metros com boa qualidade e em quantidade suficiente. Com um investimento a partir de 12 mil reais, dependendo do local, dá para se cavar um poço e ter água suficiente a vida toda. A empresário responsável pela JMS afirmou ao Site Miséria que todos os poços cavados por ele até agora, são entregues totalmente encamisados limpos e com vazão testada e comprovada.

Fonte: Site Miséria

PENAFORTE-CE: Prefeito Luis Celestina Divulga Nota Oficial Sobre o Cancelamento do Carnaval


O prefeito Luis Celestina usou a rede social Facebook, para anunciar o cancelamento do Carnaval em Penaforte. Luis justifica a decisão na recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), enviada por seu  presidente, Francisco de Paula Rocha Aguiar, orientando a não aplicação de recursos municipais nas atividades carnavalescas.

Luis diz na nota que compreende que o Carnaval é uma festa popular e tradicional, bem como que o lazer é um direito constitucional, mas em decisão conjunta com os secretários das pastas envolvidas e a assessoria jurídica e contábil decidiu por acatar a recomendação do TCM para evitar problemas futuros.

O prefeito diz também que tem consciência que a decisão desagradará grande parte da comunidade de Penaforte, em especial os foliões e organizadores de blocos e comerciantes, mas temos a convicção de que esta é a melhor solução e lamenta que a comunicação seja repassada tão próxima da realização do evento. Disse também que já estava tudo pronto para o Carnaval e que até os últimos momentos tentou demonstrar a capacidade do Município de realizar o evento, mas diante das insistências dos técnicos do TCM decidiu por cancelar os festejos.

"Com o senso de dever cumprido e de bem resguardar os interesses dos demais setores da municipalidade, aguardamos, pois, a compreensão de todos e todas, mesmo compreendendo que opiniões diversas e discordando é um direito individual de cada um" finaliza a nota.

Fonte: Blog de Penaforte

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SALGUEIRO–PE: Acidente fatal envolvendo Caminhão Baú e Moto Taxista no Km 509 da BR 232

Por volta das 17h desta quinta-feira, foi registrado mais um acidente fatal no Km 509 da BR 232 em Salgueiro. O sinistro aconteceu em frente ao IF - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro, quando uma Moto Taxista, identificada como WILLIANE BARBOSA, 34 anos, (Moto Taxi do Shopping Salgueiro), moradora do Bairro Santa Margarida, na mesma cidade, teria se dirigido ao IF em sua Moto Honda Fan - CG 125cc de cor preta, placa PES 2457, com a finalidade de transportar a aluna DIANA SOBREIRA DE MENESES, natural de Parnamirim-PE, residente no Bairro do Prado em Salgueiro, a qual faz parte da Turma de Tecnologia em Alimentos naquele Instituto. De acordo com as informações colhidas no local, a Moto Taxista ao sair do IF com destino ao endereço de sua passageira, entrou na BR 232, não percebendo a aproximação de um Caminhão Baú, placas de Fortaleza, que transitava pela via, sentido S. Talhada/Salgueiro, tendo o motorista do Auto, acionado os freios do caminhão bruscamente, na tentativa de evitar o acidente, no entanto, o veículo de carga, atingiu a moto e seus ocupantes, onde a condutora da motocicleta, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A passageira sofreu graves lesões, principalmente em um dos braços e foi socorrida para o Hospital de Salgueiro, onde foi encaminhada de imediato para o Centro Cirúrgico, a jovem Diana teve um dos membros superiores (braço) amputado.


Fonte: Giro Sertão

Nova Olinda-CE: Motorista e ajudante morrem presos às ferragens após acidente com um caminhão

Um grave acidente de trânsito com um caminhão resultou nas mortes do motorista e seu ajudante que ficaram presos às ferragens. Foi por volta do meio dia desta quarta-feira na CE-292, que liga os municípios de Nova Olinda e Crato, à altura do Sítio Baixa do Fumo na zona rural de Nova Olinda. O caminhão estava carregado de pias de granito e desceu uma ribanceira às margens da rodovia estadual quando tentou desviar outro veículo de carga.

No local morreram o motorista Marcos Silva Oliveira, de 39 anos, que residia no município de Feira de Santana (BA) a exemplo do seu ajudante não identificado, pois não portava documentos. Segundo testemunhas, um caminhão tipo guindaste de cor branca que transportava manilhas se encontrava estacionado em uma curva da estrada após apresentar defeito e aguardava socorro mecânico. De repente surgiu outro caminhão igualmente de cor branca com a carga de pias.

Naquele momento, não deu para fazer a ultrapassagem porquanto vinha um carro de passeio em sentido contrário na direção do Crato. Além de tentar frear o veículo para impedir o choque, o motorista optou por tentar um desvio pelo acostamento quando desceu a ribanceira numa altura de cinco metros após destruir a cerca de arame farpado, bater em uma barreira e tombar. Em virtude do peso da carga esta avançou rumo à cabina, destruindo-a e atingindo o motorista e seu ajudante.

Os dois ficaram presos às ferragens com mortes imediatas, sendo que o resgate teve que ser feito por uma equipe do Corpo de Bombeiros após cortar partes da cabina com tesouras hidráulicas numa operação que demorou mais de quatro horas. Policiais rodoviários também estiveram no local controlando o trânsito que ficou congestionado em virtude da quantidade de curiosos. Os corpos foram trazidos para serem necropsiados no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte.

Fonte: Site Miséria

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Polícia Federal compra 36 carros blindados para a Copa


A Polícia Federal adquiriu 36 veículos blindados modelo Mitsubishi Pajero Full que serão usados na segurança de autoridades estrangeiras e nacionais. O objetivo da PF é distribuir a frota especial, inicialmente, para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
Depois, os carros serão enviados para as cidades onde a PF mais atua na área de segurança e escolta de dignitários. Os blindados vão custar R$ 8,8 milhões e serão recebidos gradativamente, a partir de abril, conforme cronograma de entrega aprovado pela instituição.
A blindagem dos novos veículos SUV (Sport Utility Vehicle) da Polícia Federal, com alto padrão de segurança e conforto, é nível A3, que suporta tiros calibres 22, 38, 9 milímetros e Magnum 357 e 44.
A compra dos blindados faz parte de uma intensa programação da PF, envolvida no planejamento das ações de segurança para os Grandes Eventos, com especial atenção para a Copa do Mundo/2014. Desde 2011, destaca a PF, foram investidos mais de R$ 400 milhões, dos quais R$ 90 milhões estritamente em equipamentos e capacitação para os Grandes Eventos.
Foram adquiridos viaturas, armamento menos letal, embarcações, coletes balísticos, equipamentos para os grupos de operações especiais e para os grupos de bombas e explosivos, soluções de tecnologia da informação – inclusive para investigação de crimes cibernéticos – e identificação de vítimas de desastres e estruturação do Centro de Cooperação Policial Internacional.
Mais de 1200 servidores foram capacitados em diversas áreas de atuação, como segurança de dignitários, polícia marítima, segurança cibernética, gerenciamento e negociação de crises, vistorias e contramedidas, sem contar os diversos treinamentos realizados em eventos-teste, exercícios, simulados e no período pré-operacional aos eventos dos quais a PF participou.

(FOTO: Divulgação)


Fonte: Agência Estadão/Cnews

SALGUEIRO-PE: Centro de apoio a dependentes já está funcionando

A Cidade de Salgueiro, no Sertão Pernambucano, já conta com o primeiro Centro de Recuperação Para Dependentes Químicos. O espaço foi idealizado pelo Vereador EDNALDO BARROS, há dois anos, que através do seu programa de Rádio na Talismã FM, conseguiu mobilizar a comunidade por meio de doações de material de construção e mão de obra voluntária.
Funcionamento na Fazenda Lagoinha, a 12 quilômetros de Salgueiro, o Centro Recomeçar inicia com capacidade para 12 internos e tem a parceria com o Centro de Recuperação de Juazeiro da Bahia (Ceprev).
Segundo EDNALDO BARROS, a internação dos pacientes é voluntária por um período de nove meses para interessados a partir de 18 anos de idade. Sob o formato de comunidade, o Recomeçar dispõe de horta comunitária, atividades terapêuticas e cultos evangélicos.
O Vereador e Radialista conta que a iniciativa tem repercutido positivamente em toda região por se tratar de um trabalho humanitário, que vem ocupar uma grande lacuna, atendendo há muitos que estão desamparados e em busca de apoio. O foco do Centro é sobretudo os dependentes de álcool e outras drogas. Maiores informações ou doação pelo fone: (87) 8812-0779.


Fonte: Giro Sertão

Paulo Afonso-BA: Homem cai de calçada e tem barra de ferro cravada no braço


Um grave acidente aconteceu hoje (26), no Acampamento CHESF, por trás da Sorveteria Natura (Tipo O) por volta das 17:00h em Paulo Afonso-BA. O problema é que as calçadas (passeio para pedestre) na cidade são verdadeiros obstáculos.
A acessibilidade é lei, porém o poder público não está nem ai para cumpri-la. A vítima deste acidente foi o ajudante de pedreiro Cícero Manoel da Conceição que vinha com um amigo pelo passeio quando escorregou nos degraus da calçada e ao cair em cima de um poste de energia elétrica ficou cravado na barra de ferro que sustenta o fio de aterramento.
Tanto o Corpo de Bombeiros como o SAMU 192 foram acionados e de forma competente e responsável conseguiram conduzir Cícero para o HNAS – Hospital Nair Alves de Souza para retirada da barra de ferro que ficou cravada no braço da vítima.
Os bombeiros ainda tentaram com muito esforço serrar o ferro com um arco de serra sem sucesso, sendo necessária a utilização de um equipamento tipo cortador hidráulico para remoção do paciente.
Amanhã no Programa RADAR 89 da Delmiro FM nossa reportagem trará mais informações sobre o caso. (Francisco Sales de Souza – Radar 89/Jornal Região em Destaque/Blog do Ozias Alves)

Blog: O Povo com a Notícia

COMBATE À ESTIAGEM: Mais três municípios do Estado cancelam o Carnaval 2014

Choró, Santa Quitéria e Jaguaretama acataram a recomendação do Tribunal de Contas do Município (TCM-CE) e cancelaram o Carnaval 2014. Com a desistência dessas três cidades chega a 12 o total de festas canceladas. Os outros municípios que suspenderam os preparativos são: Santa Quitéria, Caucaia, Solonópole, Umirim, Maranguape, Aurora, Farias Brito, Barro e Hidrolandia.  

As recomendações da Justiça tem virtude não só combater à estiagem no Estado, mas em alguns casos a dificuldade financeira enfrentada por essas cidades, como em Jaguaretama e a precariedade dos recursos e da deficiência na prestação do serviço de saúde pública, em Senador Pompeu.

As prefeituras de Jaguaretama e Senador Pompeu informaram que irão cumprir com a advertência. O prefeito de Choró, José Antônio Rodrigues Mendes, disse em nota que atitude satisfaz a vontade da população: “Estamos em uma grande seca e no momento os moradores querem outras alternativas”.

O TCM determinou, na segunda-feira (24), que 44 municípios enviassem documentos e informações para demonstrar a viabilidade econômica-financeira das despesas previstas com os eventos. O prazo dado foi de 48 horas, mas segundo a assessoria do Tribunal o resultado do balanço final para a entrega deve seguir até a manhã da quinta-feira (27).




Fonte: Diário do Nordeste

CANCELADO CARNAVAL DE RUA EM PENAFORTE-CE!

O carnaval de rua de Penaforte foi cancelado na tarde  hoje 26/02,o prefeito Luis de Celestina já tinha organizado as festividades carnavalescas com contrações de bandas, alugueis de banheiros químicos e toda a infraestrutura necessária para a realização do evento, mas com o município em estado de emergência  em decorrer do longo período de estiagem que atinge todo o Nordeste, com isso ficaria inviavel a realização do carnaval de rua, segundo o TCM.
 As prefeituras que decretaram estado de emergência receberam oficio do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) do Ceará.

Em breve mais informações sobre o cancelamento do carnaval em Penaforte.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O OFICIO ENVIADO PELO O TCM AS PREFEITURAS

Padre fazia sexo com menores em casa paroquial, regado à bebida alcoólica na Paraíba, diz promotor

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Promotoria de Jacaraú, vai interrogar nesta quarta-feira (26), adolescentes que tiveram relações sexuais com o padre Adriano José, pároco de Jacaraú, no Litoral Norte do Estado. De acordo com o promotor Marinho Mendes, as orgias sexuais, que ocorriam dentro da casa paroquial e motéis, eram regadas à bebidas alcoólicas. A Arquidiocese da Paraíba confirmou que ele está suspenso de ordem, ou seja, impedido de realizar missas. O padre Jaildo Souto também teve às ordens suspensas suspeito de abuso sexual.

O promotor revelou que as investigações contra o padre Adriano José iniciaram em novembro de 2013, quando furtos foram registrados na casa do sacerdote. “Os menores suspeitos pelos crimes foram interrogados e daí eles revelaram que não roubaram, mas que receberam do padre após relações sexuais com ele”, disse Marinho Mendes.

Após depoimentos, o Ministério Público da Paraíba e a Polícia Civil abriram investigações e já confirmaram o envolvimento do padre Adriano José com 10 adolescentes. “Os rapazes entre 12 e 17 anos, disseram que recebiam entre R$ 50 e R$ 200 para se relacionar com o padre. Eles ainda disseram como ocorriam os encontros sexuais e as farras tanto na casa paroquial como em motéis da região. Os menores confirmaram que recebiam também presentes e sempre viajavam com o sacerdote”, comentou o promotor de Justiça.

O MP ainda disse que um material publicitário começou a circular na cidade denunciando o envolvimento do padre com rapazes menores de idade. O escândalo tomou proporção e o padre foi afastado das funções de sacerdote.

A Arquidiocese da Paraíba confirmou que o padre Jaildo Souto também foi afastado das funções eclesiástica suspeito de manter relações com um menor. Antes a entidade religiosa afirmada que o desligado do sacerdote era por motivo de saúde. Ele está suspenso de realizar missas e fazer batismo.

Padre Jaildo é investigado por abuso sexual na cidade de Pitimbú, Litoral Sul do estado. A Polícia Civil investiga o envolvimento dele com um rapaz, que hoje tem 21 anos, mas na época dos encontros sexuais o jovem tinha 15 anos.


Fonte: Portal Correio

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Agentes penitenciários do Ceará e PM entram em confronto em protesto

 
Policiais militares e agentes penitenciários entraram em confronto nesta terça-feira (25) na frente do Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará. De acordo com o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário (Sindasp), um grupo de agentes tentava entrar no Palácio da Abolição para apresentar uma pauta de reivindicação ao Governo do Estado.


Cerca de 100 agentes iniciaram um protesto na frente do Palácio da Abolição na tarde desta terça de forma pacífica. No início da noite, houve confronto quando parte dos servidores tentaram ultrapassar a barreira policial. A polícia conteve os agentes com uso de bala de borracha e bombas de efeito moral. Pelo menos dois agentes penitenciários ficaram feridos.
 Os agentes reivindicam diálogo direto com o Governador do Ceará, Cid Gomes, sobre as propostas de aumento salarial para 2014. "O governador se comprometeu a receber os agentes, mas colocou a secretária [da Justiça] Mariana Lôbo para mediar essa questão. Essa reunião não aconteceu e não houve avanço nas negociações", diz o presidente do sindicato, Valdomiro Barbosa.

O sindicato reivindica o aumento da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (GAER) de 60% para 100%; convocação de todos os agentes aprovados em concursos públicos e redução da carga horária de trabalho.

Em nota, a Secretaria da Justiça do Ceará diz que mantém diálogo com os sindicalistas desde 17 de fevereiro e que firmou acordo com o sindicato em 2012, válido até 2014. No acordo, o reajuste de 40% foi pago em parcelas anuais, tendo a última delas sido incorporada ao salário dos agentes penitenciários em janeiro deste ano.

Com o aumento negociado, o salário base de um agente penitenciário acrescido da gratificação por atividades especiais e risco saiu (Gaer) e adicional noturno saiu de R$ 1.933,37, em janeiro de 2012, para R$ 3.248,20, em 2014, segundo a Secretaria da Justiça.
 
Fonte: G1 CE

SALGUEIRO-PE: Homem é preso depois de estuprar e cortar com faca cabelo de ex

 Um homem de 40 anos foi preso nesta segunda-feira (24) em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, suspeito de ter agredido, estuprado e mantido a ex-companheira em cárcere privado. A mulher estava amarrada dentro de uma casa por mais de 15 horas, quando conseguiu fugir.

De acordo com a Polícia Civil do município, a vítima afirmou que o homem teria cortado seu cabelo com uma faca. Na fuga, ela conseguiu pular o muro e pedir ajuda aos vizinhos, que acionaram a polícia. A mulher mostrou marcas pelo corpo que teriam sido causadas pelo ex-companheiro.

O suspeito foi encontrado na BR-116 e encaminhado para o Presídio de Salgueiro.


Fonte: G1  Petrolina

Panelão de 5,6 mil litros de caldo vai curar ressaca de foliões no Ceará

 O foliões de uma cidade no interior do Ceará vão curar a ressaca do Carnaval, na quarta-feira de Cinzas, com um ''supercaldo'' de 5,6 mil litros que levará 18,5 mil ovos e 275 quilos de farinha de mandioca, entre outros ingredientes. De acordo com os organizadores, o caldo vai ser distribuído a 50 mil foliões.

A Prefeitura Acopiara, a 345 quilômetros de Fortaleza, quer entrar para o Guinness Book fazendo o maior caldo do mundo usando uma panela que já aparece no livro. A panela pertence ao empresário José Rodrigues, que mora em Joinville (SC). Ela possui 9,24 metros de circunferência,  volume de 7.450 litros, dois metros de altura e peso de cerca de 12 toneladas. A tampa pesa 1.583 quilos e a colher, 300 quilos.
 Um dos organizadores da distribuição, Theognis Floretino, disse ao G1 que a ideia surgiu para beneficiar a população local e, ao mesmo tempo, integrá-la aos turistas que vão passar o Carnaval na cidade. "O caldo vai reunir vários profissionais da cidade. Vai proporcionar emprego durante as festividades. Na quarta-feira de Cinzas, no momento da distribuição do caldo, haverá uma integração bacana entre os foliões. Vai ser interessante e o caldo promete levantar até defunto", afirmou Florentino.

Panela
O empresário José Rodrigues conta que a ideia de construir uma panela gigante surgiu em 2003. "Estava lendo uma reportagem no jornal que dizia que o Brasil era o maior exportador de carne suína, bovina e de aves do mundo. Além de exportar grãos para várias partes do planeta. Aí pensei porque há  tanta riqueza e muitos brasileiros passando fome? Desde então surgiu a ideia de construir essa panela gigante e realizar comidas tradicionais e fornecer para população  de vários municipios do Brasil. Deu certo e a panela  já percorreu inúmeros estados do sul e sudeste do país ", disse.

Segundo Rodrigues, a panela gigante já participou do registro de dois recordes e será a primeira vez que ela vai ser exposta no Nordeste."Ela já fez o maior arroz carreteiro e feijoada do mundo. Está tudo registrado. E será a primeira vez que ela ficará na Região Nordeste", diz Rodrigues.

Viagem de sete dias

A panela saiu de Joinville na última sexta-feira (21) e chegou no fim do dia desta terça-feira (25), em Juazeiro do Norte no sul do Ceará. A viagem da cidade catarinense até Acopiara vai durar cerca de sete dias. A previsão de a panela chegar em solo acopiarense é no início das festividades, na sexta-feira (28).

Toda a viagem de Joinville até Acopiara está sendo registrada por meio de fotos e filmagens. Uma equipe do Guinness Book  vai conferir tudo de perto. "Uma produtora está acompanhando todo o trajeto e um documentário vai ser produzido no futuro. Reforço também que a equipe do Livro dos Recordes vai acompanhar toda a produção e a distribuição do caldo", concluiu.

Confira os ingredientes do caldo gigante
925 quilos de cebola
138,5 quilos de alho
138,5 quilos de colorau
18 quilos de manteiga
9 quilos de sal
275 quilos de farinha
6 mil litros de água
138 quilos de cebolinha e coentro
18.500 ovos

Fonte: G1 CE

Santana do Cariri-CE: Prefeitura compra 890 Kg de colorau para merenda escolar

 O município de Santana do Cariri, a 409 Km de Fortaleza, comprou 890 quilos de colorau para merenda escolar. A aquisição do produto foi feita no fim do ano passado pela Secretaria Municipal de Educação, após o encerramento do ano letivo, para ser distribuída entre as cerca de 18 escolas e creches que compõem a rede municipal de ensino. A mercadoria foi adquirida de dois produtores rurais das localidades de Cajazeiras e Guritiba, zona rural da cidade, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O caso fez com que a Prefeitura de Santana do Cariri abrisse sindicância para apurar denúncias de vereadores. A secretária de Educação, Ana Sisnando, foi afastada por determinação da prefeita do Município, Daniele de Abreu Machado, após orientação da assessoria jurídica.

Na última quinta-feira (20), após apresentação de notas fiscais e empenhos pagos pelo Município comprovando a compra, vereadores de Santana do Cariri foram até o almoxarifado da cidade checar se havia estoque do produto. No entanto, o local permaneceu fechado até a manhã de ontem, impedindo o acesso dos parlamentares.

Para o vereador Vicente Brilhante (PSD), um dos que compareceu ao almoxarifado, a quantidade de colorau adquirida é amplamente desproporcional ao volume do produto comprado nos anos de 2002 e 2003, cerca de 35 quilos e 82 quilos, respectivamente. "O produto não apresenta nenhum grau de nutriente. É apenas um condimento. Não haverá benefício à saúde dos alunos. Essa quantidade é exorbitante e totalmente desnecessária", observou.

Ele também diz achar estranho que a quantidade do produto, quase uma tonelada, ter sido adquirida no próprio município. Conforme afirma, Santana do Cariri não possui tradição no plantio de urucu, matéria prima na produção do colorau.

CPI

Na próxima semana, parlamentares deverão apresentar à Mesa Diretora da Câmara de Santana do Cariri pedido para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para que o caso seja investigado. "A documentação neste sentido já está sendo elaborada", informa o vereador Arclébio Dias (PSD).

O parlamentar ressaltou que, durante análise dos balancetes mensais enviados pelo Executivo, também causou estranhamento a descoberta de empenhos para pagamentos a produtores rurais de Santana do Cariri pela compra de batata inglesa. "Também não há plantio de batata inglesa no Município. Inclusive, há um depoimento gravado por um produtor no qual ele afirma que, embora produza abacaxi, existem documentos em que ele aparece como produtor de batata", frisa.

Ainda há indícios de que o colorau só tenha sido encaminhado às escolas após as denúncias. "Na região de Dom Leme, testemunhas comprovam que o produto foi entregue na quinta-feira, por volta das 22h", informou Vicente Brilhante.

No ano passado, conforme os parlamentares, houve um caso parecido. Uma grande quantidade de alho foi comprada pelo Município e entregue à escola do distrito de Anjinhos. Para que a merenda escolar pudesse ser servida, a diretora da escola fazia a troca do alho por outros produtos alimentícios.

O secretário de governo de Santana do Cariri, Enéias Nogueira, avalia que a quantidade de colorau adquirido pelo município é normal. Segundo afirma, houve falta do produto no ano passado e, para evitar novos atrasos, o município optou em comprar grande quantidade. Conforme calcula, cada uma das 18 unidades de ensino do Município utiliza, mensalmente, cerca de cinco quilos do produto. "Embora pareça exorbitante, a quantidade condiz com o que as escolas utilizam por mês".

Nogueira disse ainda que o servidor havia deixado o almoxarifado fechado, sem prévia comunicação, porque participaria de uma prova em Fortaleza.

A respeito do afastamento da secretária de Educação, o gestor informou tratar-se de um procedimento preventivo, garantia de que não haja interferência nas apurações. "O afastamento não significa culpa ou comprovação de erro. Pelo contrário, comprova a preocupação da gestão em esclarecer os fatos e apresentar os resultados das apurações sem que nenhuma interferência interna aconteça", finalizou.

A reportagem tentou falar com a prefeita Daniele de Abreu Machado, mas, segundo assessores, ela passou o dia reunida com sua equipe, não sendo possível atender às ligações feitas.

Fonte: Diário do Nordeste

10 mortos e 12 feridos após van perder controle e cair de ponte, no Agreste pernambucano

Uma van, modelo Sprinter, perdeu o controle após o pneu estourar na BR-424, no km 32, e caiu de uma ponte causando a morte de 10 pessoas e deixando outros 12 feridos, no município de Venturosa, Agreste de Pernambuco, às 21h dessa segunda-feira (24).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PE), a van transportava trabalhadores rurais oriundos do município de Betânia e tinha Coruripe, no estado de Alagoas, como destino final. Os mortos são Genivaldo Manoel Santos, Joaquim Alexandre da Silva, Leonardo Ferreira do Nascimento, Rogério Alberto Matias, Erinaldo José de Lima, Jaedson José dos Santos, Francisca Maria da Silva, João Germano do Nascimento, Severino Pedro dos Santos e um homem identificado apenas como Anacrécio.

A PRF informou que os 12 feridos foram encaminhados para o Hospital de Venturosa, Hospital Regional de Arcoverde e Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. No HR, foram atendidos quatro feridos que apresentavam fraturas por todo corpo. Os nomes deles são Damião Ernandes de Souza, de 37 anos, Aureliano Amaral Souza, 30, Josevan Severino dos Santos, 27, e Antonio Francisco da Silva, 35. Todos estes estão em estado grave. Erivaldo da Silva Souza, 32, está no setor de emergência do Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Ainda não se sabe o estado dele.

De acordo com o Hospital de Venturosa, Eduardo Orlando do Nascimento, Cícero Manuel, Carlos Lenildo, Edenildo Souza Silva e Ricardo foram levados para o Hospital de Arcoverde. Antônio José da Silva e Edvaldo F. Lima foram transferidos para o Regional do Agreste.

Fonte: NE10

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Projeto de Transposição do São Francisco ultrapassa a marca de 9 mil trabalhadores

Recife-PE, 24/02/2014 - O Projeto de Integração do Rio São Francisco registra novo aumento no número de trabalhadores. São 9.186 pessoas em ação e 2.736 máquinas em atividade nos canteiros, que ficam nos Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco. Foram cerca de mil contratações desde dezembro do ano passado.



O empreendimento tem 477 quilômetros de canais de concreto (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os Eixos Norte e Leste e outras estruturas para conduzir a água no semiárido nordestino. A obra está na lista das maiores em execução no mundo e inclui a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, além de nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água.



Ao longo dos Eixos Norte e Leste, 14 aquedutos vão possibilitar que a água seja transportada sem obstáculo de vales ou depressões no terreno. Os aquedutos são estruturas semelhantes a viadutos, utilizados apenas para passagem de água.



No Eixo Leste, nove estações de bombeamento serão responsáveis por elevar a água a 313 metros acima do nível do Rio São Francisco – altura equivalente a um edifício de 104 andares. Já no Eixo Norte, a água será elevada a 176 metros acima do rio – altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. As estações de bombeamento são consideradas obras complexas de engenharia dentro do projeto. O empreendimento conta também com a construção de 27 reservatórios ao longo dos canais. O objetivo é acumular água para dar segurança hídrica ao semiárido, que possui períodos cíclicos de estiagem.



O Projeto de Integração do Rio São Francisco conduzirá água por dois canais até os reservatórios existentes nos Estados. Para isso, o Ministério da Integração Nacional trabalha em parceria com os governos do Ceará, Paraíba e Pernambuco na execução de diversas obras hídricas complementares. Em Pernambuco, por exemplo, a construção do Ramal do Agreste atenderá à Adutora do Agreste, obra de abastecimento do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC2), que levará água para 68 cidades e 80 distritos. Na Paraíba, as Vertentes Litorâneas vão distribuir a água do Rio São Francisco pelo agreste e por municípios próximos a região metropolitana de João Pessoa. No Ceará, o Cinturão das Águas reforçará o abastecimento do Cariri. Mais de 320 cidades localizadas a um raio de cinco quilômetros dos canais também serão abastecidas pelo projeto.




No total, o empreendimento vai levar água a uma população estimada em 12 milhões de pessoas, em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. “Todo o nosso esforço é para concluir a obra em 2015”, afirma o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que acompanha a execução das obras em visitas periódicas aos canteiros.



Relação das estruturas em construção no Projeto de Integração do Rio São Francisco



Eixo Leste



Estações elevatórias

EBV 1 – em Floresta (PE)

EBV 2 – em Salgueiro (PE)

EBV 3 – em Salgueiro (PE)

EBV 4 – em Sertânia (PE)

EBV 5 – em Sertânia (PE)

EBV 6 – em Sertânia (PE)



Reservatórios

Reservatório Areias – em Floresta (PE)

Reservatório Braúnas – em Floresta (PE)

Reservatório Mandantes – em Floresta (PE)

Reservatório Salgueiro – em Floresta (PE)

Reservatório Muquém (que levará água para Barra do Juá) em Floresta (PE)

Reservatório Cacimba Nova – em Custódia (PE)

Reservatório Bagres – em Custódia (PE)

Reservatório Copití (que levará água para Poço da Cruz) – Custódia (PE)

Reservatório Moxotó – em Sertânia (PE)

Reservatório Barreiro – em Sertânia (PE)

Reservatório Campos – Sertânia (PE)

Reservatório Barro Branco (que levará água para o Ramal do Agreste) – Sertânia (PE)



Aquedutos

Aqueduto BR 316 – em Floresta (PE)

Aqueduto Jacaré – em Custódia (PE)

Aqueduto Caetitu - em Custódia (PE)

Aqueduto Branco - em Custódia (PE)

Aqueduto Barreiros – em Sertânia (PE)



Túnel

Túnel Monteiro - (3 quilômetros de extensão) – entre Sertânia (PE) e Monteiro (PB)



Eixo Norte



Estações elevatórias

Estação Elevatória EBI 1 – em Cabrobó (PE)

Estação Elevatória EBI 2 – em Cabrobó (PE)

Estação Elevatória EBI 3 – em Salgueiro (PE)



Reservatórios

Reservatório Tucutú – em Cabrobó (PE)

Reservatório Terra Nova (PE) – em Cabrobó (PE)

Reservatório Serra do Livramento (PE) – em Cabrobó (PE)

Reservatório Mangueira (que vai derivar água para a bacia do Rio Brígida) – em Salgueiro (PE)

Reservatório Negreiros – em Salgueiro (PE)

Reservatório Milagres (PE) – em Salgueiro (PE)

Reservatório Jati (que vai derivar água para o Cinturão das Águas) – em Jati (CE)

Reservatório Atalho (existente) (CE) – em Jati (CE)

Reservatório Porcos (CE) – em Brejo Santo (CE)

Reservatório Cana Brava (derivação de água para bacias dos rios Salgado e Jaguaribe) (CE) – em Brejo Santo (CE)

Reservatório Cipó (CE) – em Brejo Santo (CE)

Reservatório Boi I (CE) – em Brejo Santo (CE)

Reservatório Boi II (CE) – em Mauriti (CE)

Reservatório Morros (PB) – em São José de Piranhas (PB)

Reservatório Boa Vista (PB) – em São José de Piranhas (PB)

Reservatório Caiçara (derivação de água para bacias dos rios Salgado (CE) e Jaguaribe (CE), além da bacia Rio Apodi (RN)) (PB) – em São José de Piranhas (PB)



Aquedutos

Aqueduto Logradouro – em Cabrobó (PE)

Aqueduto Saco da Serra – em Cabrobó (PE)

Aqueduto Mari – em Cabrobó (PE)

Aqueduto Terra Nova – em Cabrobó (PE)

Aqueduto Salgueiro – em Salgueiro (PE)

Aqueduto do Boi – em Mauriti (CE)

Aqueduto do Pinga – em Mauriti (CE)

Aqueduto Catinguera – em Mauriti (CE)

Aqueduto Piranhas – em São José de Piranhas (PB)



Túneis

Túnel Milagres-Jati (com 1,4 quilômetros de extensão)

Túnel Cuncas I (com 15,2 quilômetros – o maior em extensão da América Latina)

Túnel Cuncas II (com 4 quilômetros de extensão)



Conheça mais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco no endereço: http://integracaosaofrancisco.gov.br.





 Assessoria de Comunicação Social Ministério da Integração Nacional 

(61) 2034-5296/5528
Foto: Na Rota Das Notícias

Tragédia com ônibus em Barro completa 10 anos; 42 pessoas morreram no acidente que chocou o Ceará

Uma das maiores tragédias da história recente do Ceará completou 10 anos no último dia 21 de fevereiro. O acidente, que ocorreu às vésperas do Carnaval de 2004, deixou 42 pessoas mortas por afogamento, quando um ônibus da viação Itapemirim caiu no Açude Cipó. O desastre ocorreu no município de Barro, km 456 da BR-116, e chocou a população cearense e brasileira.

O ônibus tinha saído do Terminal Rodoviário João Thomé, em Fortaleza, com direção a Salvador, na Bahia, local onde a maioria dos passageiros curtiria o Carnaval daquele ano.

Nenhum dos passageiros sobreviveu. Estavam no ônibus 2 crianças, 11 mulheres, 29 homens, dos quais um estrangeiro. O veículo era dirigido pelo motorista Paulo Lima Monteiro, que tinha 43 anos. Os mortos eram de vários locais, entre Ceará, Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Piauí e Pernambuco.
Motorista teria dormido ao volante

Uma das possibilidades levantas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) teria sido o fato de o motorista dormir ao volante. Um condutor que seguia atrás do ônibus e testemunhou o acidente afirmou à polícia, na época, que o coletivo estava trafegando a uma velocidade lenta, quando despencou de uma ribanceira e caiu no açude Cipó, por volta das 4h da madrugada do sábado (21).

Na época, o açude Cipó estava com 9 metros de profundidade, em decorrência das chuvas que caíram na região. Peritos acreditaram que a vedação das janelas, em decorrência do ar-condicionado, dificultou a saída dos passageiros. A perícia mostrou ainda que muitos passageiros tentaram fugir, em vão, pela única porta do coletivo, enquanto o ônibus afundava.

O apresentador e, na época, repórter da Verdinha, Evandro Nogueira, afirma que o acidente foi uma das coberturas mais trágicas que o “marcou profundamente”. Evandro relembra diversos fatos do acidente, inclusive o desespero dos parentes das vítimas.
O resgate das vítimas durou 31 horas e contou com equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. Os corpos foram colocados em um caminhão-baú e trazidos para Fortaleza, onde foram reconhecidos no Instituto Médico Legal (IML). 

O Carnaval de Barro foi cancelado e o prefeito decretou três dias de luto.
Confira trecho da nota oficial divulgada pela empresa Itapemirim logo após o acidente:

A Viação Itapemirim lamenta informar que, por volta das 4h desta madrugada, 21 de fevereiro, o ônibus número 40229, que fazia a linha Fortaleza/Salvador (horário: 20h30 min) sofreu um acidente no km 5, da BR-116. O acidente ocorreu próximo à cidade de Barro, no Ceará. O ônibus encontra-se submerso no Açude Cipó.

Um plantão do nosso departamento de atendimento ao cliente atende, exclusivamente, às famílias dos passageiros (…). Equipes de apoio da empresa chegaram ao local logo após o acidente e permanecem auxiliando nas providências necessárias.

Confira outras fotos do acidente: 
Fonte: verdinha.com.br
Fotos:  Jarbas Oliveira/ Diário do Nordeste





Dois Jovens de 16 anos se envolvem em acidente em Aurora-CE, um deles morreu

Um acidente evolvendo duas motos, por volta das 9:30h desta segunda-feira (24), no sítio Querubina, zona rural de Aurora; vitimou fatalmente o jovem de apenas 16 anos de idade, J. C. B, que residia no sítio Varzantes e pilotava uma moto Honda, CG, 125, de cor azul, sem placa. O jovem chegou a ser socorrido pela vatura da polícia militar, do destacamento de Aurora, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ao dar entrada no Hospital Geral Ignêz Andreazza de Aurora.

De acordo com informações repassadas pela polícia, José Carlos colidiu frontalmente com a moto Honda Bros, 150, de cor vermelha, de placa OIP – 9704, de Aurora, que era conduzida por F. N P, também de 16 anos. Fabiana sofreu alguns ferimentos, mas por precaução foi transferida para um dos hospitais de Barbalha.

O local do acidente apresenta uma curva e pode ter sido um dos fatores para ter ocasionado o sinistro. Ainda de acordo com a polícia, a moto que era pilotada por José Carlos ficou bastante destruída, o que leva a crer que ele vinha em alta velocidade no momento da batida. Já a moto que era conduzida por Fabiana não sofreu muitos danos.



Fonte: O Kariri

CEARÁ: Novo prognóstico da Funceme prevê chuvas abaixo da média até maio

A probabilidade da quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará é de 40%, afirmou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (24) em coletiva de imprensa.

De acordo com o órgão, o novo prognóstico mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado. A fundação revela que a situação ainda é preocupante no Ceará, pois em janeiro todas as regiões do Ceará registraram chuvas abaixo da média e, em fevereiro, só na Região do Cariri houve precipitações em torno da média. 

Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, este é um sinal de melhoria em relação à previsão dada no mês anterior, mas ainda não dá uma margem confortável de precipitação. "Mesmo que as chuvas fiquem em torno da média em todo o Estado (diferente do que está sendo previsto), elas não estarão produzindo subsídio suficiente para os principais reservatórios de água do Estado", disse Eduardo Sávio, afirmando que 51 reservatórios do Estado estão com menos de 10% de abastecimento hídrico total, e outros 106 estão com menos de 30% da capacidade máxima.

Ainda conforme a previsão divulgada nesta segunda-feira, a chance de a quadra chuvosa ficar em torno da média é de 40%, e de ficar acima da média é de apenas 20%. O prognóstico mostra a tendência de chuvas e é importante para nortear as ações do governo que são impactadas pelo regime de precipitações.

De acordo com o presidente da Funceme, as chuvas causadas até agora são causadas por um vórtice e não pela Zona de Convergência Intertropical, fenômeno que normalmente é responsável por 70% das precipitações no Estado durante esse período. Euardo Sávio frisou, ainda, a possibilidade da chegada do fenômeno El Niño, que esquenta as águas do Pacífico e diminui ainda mais as chances de precipitação no Estado.

Para chegar à previsão, a Funceme, juntamente com outros centros nacionais e internacionais, usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.

Combate à Seca

Nelson Martins, titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), afirma que as ações de combate a seca continuarão em todo o Estado. O secretário afirmou que mais de mil carros-pipa estão abastecendo o Ceará e que 170 mil cisternas estão funcionando para garantir o abastecimento em diversas cidades do Estado. 

Segundo o secretário, 121 mil agricultores estão cadastrados no programa Garantia-Safra e irão receber um benefício de R$ 850 caso 50% da safra seja perdida. cerca de está tentando liberar uma linha de crédito específica para a perfuração de poços. As maiores preocupações são com o nível dos reservatórios hídricos e com a agricultura.

Quadra chuvosa abaixo da média era esperada em janeiro

Na primeira previsão de 2014, a Funceme divulgou que havia 40% de chance da quadra chuvosa ficar abaixo da média. Conforme a avaliação anunciada em janeiro deste ano, a probabilidade de chover acima da média era de apenas 25%, contra 35% de permanecer dentro da média. 


Fonte: Diário do Nordeste

Presidiário posta foto e video no facebook fazendo sexo com prostituta

Um presidiário de 29 anos é investigado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de Goias (Sapejus) após fotos dele fazendo sexo com uma mulher serem postadas em uma rede social.

As imagens foram registradas pelo próprio detento, com um celular.

A Sapejus investiga se as fotos foram feitas dentro do Complexo Prisional deAparecida de Goiânia, na Região Metropolitana.

A postagem diz que a mulher é uma prostituta. Nas fotos, ambos estão nus.

O rapaz está preso em regime fechado desde 2010, segundo a Sapejus. Ele foi condenado a 26 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, tentativa de homicídio e lesão corporal.

A Sapejus afirma que também abriu um procedimento administrativo para, caso a foto tenha sido feita dentro do presídio, apurar se houve participação de algum servidor.

Em 2011, o jovem tentou fugir da Penitenciária Odenir Guimarães (POG) vestido de mulher. Na ocasião, ele usou peruca, bijuterias e enchimento nos seios, mas foi barrado pelos agentes penitenciários ainda no primeiro portão de saída.

Fonte: Uirauna.net

Crato-CE: Polícia prende quarteto com armas de grosso calibre e drogas

A polícia de Crato prendeu neste final de semana quatro jovens acusados do tráfico de drogas, posse ilegal de armas de fogo e formação de quadrilha. Uma denúncia anônima foi feita para o Ronda do Quarteirão apontando a Rua Sebastião Lopes, 44 no chamado Morro da Coruja situado no bairro Muriti em Crato como a sede do bando. Os quatro homens foram presos e autuados em flagrante na Delegacia de Defesa da Mulher que estava de plantão.
.Foram presos os irmãos Carlos Ítalo Rodrigues da Silva, de 20, o Carlim, e Gledson Rodrigues da Silva, de 18, o Guêga, residentes na Travessa Monsenhor Lima, 86 (Bairro Pinto Madeira), Raimundo Pereira da Silva Neto, de 20, o Netim, que mora na mesma rua, porém no número 30 e Rodrigo Duarte da Silva, de 26 anos, residente na Rua Vereador Sebastião Lopes, 44 do mesmo bairro que é o dono da casa. Os rapazes estariam reunidos tramando crimes. 

Um deles - ao notar a chegada da policia - tentou fugir pelo muro, porém retornou ao imóvel atirando um revólver no muro da casa vizinha. Na casa de Rodrigo foram apreendidas 175 gramas de maconha prensada e mais 244 trouxinhas prontas para a venda, 19 gramas de maconha a granel, 14 papelotes de cocaína, 121 pedras de crack, uma balança de precisão, 24 saquinhos plásticos de dindim para embalar drogas e mais R$ 212,00.

Chamou a atenção dos policiais o arsenal formado por três revólveres calibre 38, uma pistola inox calibre 380 com carregador, uma espingarda de repetição calibre 12, 14 cartuchos de pistola 380 e mais 24 munições calibre 38 intactas e duas deflagradas, bem como 10 munições calibre 12 intactas e um rádio HT na frequência da policia. Militares do Ronda do Quarteirão e FTA comandados pelo Sargento Wilton e o apoio do Cabo Gomes e dos Soldados Gildasio, Erico, Ismael, Nunes, Edvanio, Macedo, Michel Ladeiro, Oliveira e Torres, responderam pelo cerco.


Fonte: Site Miséria

Polícia investiga morte de professor durante confronto em Itamonte-MG

O professor Silmar Madeira, de 31 anos, é um dos nove mortos na operação que tornou a praça de Itamonte (MG), no Sul de Minas, numa praça de guerra na madrugada de sábado (22). Na cidade com 15 mil habitantes e apenas uma rua principal, cerca de 200 policiais civis e militares de São Paulo e Minas Gerais surpreenderam uma quadrilha de 20 assaltantes especializada na explosão de caixas eletrônicos no momento que eles tentavam atacar mais duas agências.

No meio de intensa troca de tiros, testemunhas disseram que Silmar Madeira foi rendido por um dos bandidos em fuga que tomou o carro dele e o levou como refém. Os dois  foram mortos no confronto. A mãe do professor disse que na hora do tiroteio o filho tinha saído da casa da namorada e retornava para a cidade de Itanhandu onde morava, que fica a 15 quilômetros. Ele deixou duas filhas, uma de 6 anos e outra de 6 meses.

As policias de São Paulo e Minas Gerais agora vão investigar as circunstâncias da morte de Silmar. O corpo do professor foi sepultado na tarde de domingo.

Tiroteiro e mortes em Itamonte
Durante a madrugada de sábado, cerca de 200 policiais civis e militares renderam uma quadrilha que explodiu um banco e se preparava para explodir outros dois em Itamonte (MG). Ao todo, nove pessoas morreram e pelo menos cinco ficaram feridas, entre elas, cinco policiais civis.
Por volta das 2h os criminosos explodiram caixas eletrônicos do Banco Bradesco e, durante a ação, foram cercados pelos policiais, que já tinham informações sobre a possibilidade do assalto. A quadrilha já era investigada havia pelo menos três meses.

Enquanto uma parte do grupo explodiu a outra agência, os outros integrantes ficaram em uma praça onde têm dois bancos, só que antes de detonar a dinamite, eles foram surpreendidos pela polícia. Os assaltantes estavam divididos em sete carros e, de acordo com a assessoria do governo do estado, eles pretendiam também dominar o pelotão da Polícia Militar de Itamonte e atacar ainda caixas eletrônicos em Itanhandu (MG). Durante a ação em Itamonte, foram apreendidos fuzis, espingardas calibre 12, pistolas, dinamites, munições e coletes à prova de bala. A informação da polícia é de que a quadrilha seja formada por pelo menos 20 pessoas. Quatro delas foram presos.

Um homem de 26 anos foi preso pela Polícia Civil de Mogi das Cruzes (SP) em um condomínio de luxo na cidade de Arujá (SP). Com ele, foram apreendidos uma moto, veículos e dinheiro manchado com tinta vermelha, proveniente do sistema de segurança dos caixas eletrônicos. Outro homem suspeito de integrar a quadrilha foi preso em Pindamonhangaba (SP).

Entre os suspeitos mortos, oito eram de Mogi das Cruzes (SP) e um era de Itanhandu (MG). Três policiais civis foram atingidos por disparos feitos por fuzis. Eles foram socorridos em um helicóptero e levados para São Paulo (SP). Dois criminosos também ficaram feridos, foram internados e após receberem alta, foram levados para o Presídio de Pouso Alegre (MG). Já os corpos foram levados para os IML de São Lourenço (MG), Pouso Alegre (MG) e Itajubá(MG).
A Polícia Rodoviária Federal também apoiou a operação. Embora os policiais tenham cercado a cidade, alguns criminosos conseguiram fugir e, apesar das buscas feitas com helicópteros da Polícia Militar em matas próximas, não foram encontrados.

Fonte: G1 MG

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India