Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ceará confirma 32 casos de sarampo

Responsável por concentrar um terço dos casos de sarampo nas Américas em 2014, o Ceará registrou novas ocorrências da doença nesta semana. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (13), o Estado registrou cinco novos casos desde o último dia 5 de fevereiro deste ano. 

Com o surto da doença viral, o Ceará encontra-se em estado de alerta. O número de infectados que, até então, totalizava 27, passou para 32 no período de uma semana. A intensa disseminação é resultado da facilidade do vírus em ser transmitido e atinge, principalmente, as crianças. A confirmação da doença é obtida através da sorologia para sarampo com resultado IgM Reagente e IgG não reagente, sem história vacinal nos últimos 21 dias.

O boletim epidemiológico traz Massapê como o município possuidor da maior incidência de casos de sarampo do 100 mil habitantes (352,4), seguido por Uruburetama (300,7). Forquilha (80,2), Martinópole (57,4), Senador Sá (56,8), Sobral (43,0) e Meruoca (42,7).  Desde que o surto de sarampo começou, em dezembro de 2013, já foram registrado 728 casos da doença em todo o Estado. 

Na tentativa de evitar que o atual surto se espalhe para outras regiões do mundo, em especial do continente americano, onde a doença está em processo de erradicação, técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) chegaram, nesta semana, ao Estado para monitorar o avanço da enfermidade na Capital e no Interior. 

Vacinação

De acordo com a Sesa, entre os casos confirmados, 27,4% são em crianças com menos de um ano de idade. A vacina é considerada eficaz em 97% dos casos e deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Mesmo após o fim das campanhas de vacinação do Ministério da Saúde, a imunização contra o sarampo (a tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba) é disponibilizada nos postos de saúde do Estado.

Campanha

Durante o período de carnaval a Prefeitura de Fortaleza vai realizar uma série de ações de combate ao sarampo. O Bailinho Infantil, no Passeio Público, as apresentações do Bloco Luxo da Aldeia no Mercado dos Pinhões e o Trenzinho da Avenida Beira-Mar são exemplos de locais que receberão as equipes de saúde, que aplicará vacinas e prestará esclarecimentos sobre a doença. 

Outros pontos de grande movimentação também vão receber os profissionais de saúde, como o Cometa Supermercado, na Barra do Ceará; o Hiper Bompreço e o Assaí, na Bezerra de Menezes; o Super Lagoa, na Vila Velha; e o Supermercado Guará, no Presidente Kennedy. A sala de vacina do Posto de Saúde Paulo Marcelo, na rua 25 de Março,  aplicará vacina contra sarampo durante todo o Carnaval, das 8 às 17h. 

Fonte: Diário do Nordeste
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India