Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ENTRE JOVENS: Mortes por AVC crescem 11% depois do Carnaval

Estudo realizado pelo Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular detectou que, nos primeiros 30 dias após o Carnaval, ocorre um aumento de 11% no número de mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre os jovens. A pesquisa será apresentada em maio próximo, em Viena, na Áustria, durante o Congresso Europeu de AVC. O estudo foi realizado através da análise de todos os atestados de óbitos de maiores de 18 anos, entre os anos de 2009 a 2013, período em que ocorreram 226.993 mortes, sendo 23.974 por AVC.

O aumento foi verificado em comparação às mortes ocorridas no período imediatamente após o Carnaval e os óbitos registrados em outras épocas do ano. De acordo com o presidente do Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular e chefe da unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza, neurologista João José de Carvalho, os fatores de risco se agravam durante o período momino por conta dos abusos cometidos pelos jovens.

Para o neurologista, como não ocorre variação significativa de mortes em relação à população em geral nos óbitos por sexo, evidencia-se o agravamento dos fatores de risco para o AVC entre jovens em função dos abusos praticados no Carnaval, especialmente das bebidas alcoólicas. Pesquisas já demonstraram que pessoas que consomem álcool em excesso têm maior chance de sofrer um AVC.

Mortalidade

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o AVC é a principal causa de morte em Fortaleza, no Ceará e no Brasil. Por ano, cerca de 16 mil cearenses são acometidos pela doença e aproximadamente 5 mil morrem. A estimativa, ainda segundo a Sesa, é que a cada meia hora um cearense sofre um AVC e a cada duas horas um cearense morre pela doença.

Alguns fatores de riscos não podem ser modificados, tais como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Entretanto, outros podem ser diagnosticados e tratados, são eles, hipertensão arterial (pressão alta), a diabetes mellitus, as doenças cardíacas, a enxaqueca, o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo e a obesidade. A adequação dos hábitos de vida diária são essenciais para a prevenção do AVC.

O acidente vascular cerebral ocorre subitamente em qualquer idade ou sexo. Também conhecido como derrame, ele se dá quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área que ficou sem a circulação sanguínea adequada.

Saiba mais

Sintomas do AVC

1. Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo

2. Alteração súbita da sensibilidade com formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo

3. Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos

4. Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem

5. Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente

6. Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos

Fonte: Diário do Nordeste
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India