Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Pe. Reginaldo Manzotti, Boletim Informativo (15 julho)

Filhos e filhas,

Jesus confia em nós, Ele divide a missão conosco, conforme podemos ver no Evangelho da última sexta-feira, dia 10 de julho – Mt 10,16-23. Mas Jesus nos alerta dos perigos da missão: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer” (Mt 10 ,16-18).

E aqui, conforme prometido, quero ressaltar duas virtudes: prudência e simplicidade. Prudência é uma virtude cardeal, ou seja, aquelas que desempenham um papel de dobradiça onde as virtudes se juntam. Prudência é a prática de saber discernir, de escolher o que é bom e justo; em vista do bem escolher o melhor meio. 

A prudência é a reta norma da ação, escreve São Tomás. Não se confunde, nem com a timidez ou o medo, nem com a duplicidade ou dissimulação. É a prudência que guia imediatamente o juízo da consciência. O homem prudente decide e ordena a sua conduta segundo este juízo. Graças a esta virtude, aplicamos sem erro os princípios morais aos casos particulares e ultrapassamos as dúvidas sobre o bem a fazer e o mal a evitar (Catecismo da Igreja Católica 1806).

A prudência nos leva a vencer a dúvida, evitar o mal, o juízo equivocado sobre alguém. A prudência nos faz pessoas comedidas. 

Para apresentar a virtude da simplicidade, me valho de São Vicente de Paulo. Ele dizia que ter simplicidade significa dar uma opinião clara sobre as coisas que honestamente vemos, sem reservas desnecessárias. Também significa fazer as coisas sem segundas intenções ou manipulações. 

Cada um de nós, então, deve cuidar de agir sempre com espírito de simplicidade, lembrando que Deus gosta de lidar com os simples, que Ele esconde os segredos dos céus dos espertos deste mundo e revela-os aos pequeninos. 

Na prática, a virtude da simplicidade é escolher a maneira correta de fazer as coisas. Devemos fazer tudo a partir de um princípio sagrado, pois estamos sempre trabalhando para Deus, escolher a maneira de Deus de desempenhar nossas tarefas, ver e julgar tudo não com a inteligência do mundo e muito menos de acordo com a nossa razão.

Faltam-nos, hoje, essas duas virtudes: prudência e simplicidade. Então peçamos a Jesus que nos dê as duas virtudes, para que possamos cumprir o mandato de Jesus: Ide e evangelizai! 

Senhor, que sejamos como Jesus nos pediu: prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Amém!

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India