Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Pe. Reginaldo Manzotti, Boletim Informativo (8 julho)

Filhos e filhas,

Eu sou o Senhor seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão. Não tenha outros deuses diante de mim. Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra”. (Ex 20, 2-4)

Esse texto gera muitas dúvidas em muitos católicos, como me foi questionado essa semana no programa Experiência de Deus. Para entendermos esse e outros textos relativos à adoração de imagens é preciso entender que após sair de uma escravidão de 430 anos no Egito, o povo hebreu estava mais que acostumado à cultura egípcia.

Sabemos que esta cultura pregava a adoração e culto a animais, faraós e outros objetos considerados divindades. Deus em toda a sua sabedoria estava conduzindo Seu povo para Ele através da adoração única e exclusiva, pois vemos no livro do Êxodo, capítulo 32, que os israelitas fabricam um bezerro de ouro para adoração. É preciso notar que a Bíblia não condena a criação de imagens, mas de ídolos.

O próprio Templo de Jerusalém, construído pelo rei Salomão, continha muitas representações de anjos ou animais: “Para o interior do Santo dos Santos, mandou esculpir dois querubins e os revestiu de ouro.” (cf. 2 Crônicas 3,10-14).

Outro texto que atesta isso é Êxodo 25,17-20: “Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão estes querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada”.

Deus serviu-se de imagens para manifestar a sua glória. Os querubins não eram ídolos como as nossas imagens católicas também não são ídolos. O Catecismo da Igreja Católica, nos parágrafos 1161 e 1162, atestam isso: “Seguindo a doutrina divinamente inspirada dos nossos santos Padres e a tradição da Igreja Católica, que nós sabemos ser a tradição do Espírito Santo que nela habita, definimos com toda a certeza e cuidado que as veneráveis e santas imagens, bem como as representações da Cruz preciosa e vivificante, pintadas, representadas em mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada, devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre as alfaias e vestes sagradas, nos muros e em quadros, nas casas e nos caminhos: e tanto a imagem de nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de nossa Senhora, a puríssima e santa Mãe de Deus, a dos santos anjos e de todos os santos e justos”.

São João Damasceno afirmava que a “beleza e a cor das imagens estimulam a minha oração. É uma festa para os meus olhos, e, tal como o espetáculo do campo, impele o meu coração a dar glória a Deus”. Então filhos e filhas, quando formos questionados lembremos que a Bíblia não condena a criação de imagens, mas de ídolos.

Outro ponto que também fiquei de enviar aqui no boletim é sobre a diferença entre orar e rezar. Nos dicionários, orar e rezar são sinônimos. A Liturgia da Santa Igreja — cuja língua materna é o latim — emprega em diversas circunstâncias o oremus, que se traduz em vernáculo por oremos ou rezemos, pois são sinônimos.

Orar vem do latim orare; e rezar, do latim recitare, que também deu em português recitar. Já em latim, os verbos orare e recitare têm sentidos muito próximos: o primeiro significa “pronunciar uma fórmula ritual, uma oração, uma defesa em juízo”; o segundo, “ler em voz alta e clara” (portanto, o mesmo que em português recitar).

Espero ter ajudado com esses esclarecimentos, devemos conhecer nossa doutrina, pois ela nos leva somente a Jesus. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos faça sempre sedentos de Deus. Amém.



Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India