Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

terça-feira, 29 de março de 2016

Cearense planta feijão e batata em terreno ao lado de viaduto em Fortaleza


Há quase 40 anos, seu Raimundo Freire deixou Quixadá, no sertão central do Ceará, para tentar a vida como motorista em Fortaleza. Mas a paixão e a saudade do campo fizeram com que o cearense decidisse trazer um pouco da vida sertaneja para a cidade.

Hoje com 78 anos, seu Raimundo usa um terreno vago ao lado de uma das alças do viaduto da Avenida Oliveira Paiva para plantar feijão, chamando atenção de quem passa pela BR-116. Longe das dificuldades causadas pela estiagem no sertão, a plantação do seu Raimundo vai de vento em poupa, já que a área fica ao lado de um riacho, o que dispensa o uso de adubos.

Neste terceiro ano da iniciativa, o cearense decidiu ir além e plantar também batatas. Colhendo as primeiras vagens de feijão, seu Raimundo afirma que cuidar da pequena plantação traz benefícios para a sua saúde e diz não pensar em parar.

“É daqui que eu tiro as sementes para plantar no outro ano. As primeira mudas de feijão eu plantei no dia 17 de janeiro, quando foi no dia 18 de fevereiro o feijão estava dando a primeira baixa. Com 30 dias já começa. A batata é que precisa de seis meses, quando você planta em janeiro, só vai colher lá para agosto”, aponta orgulhoso.

Para cuidar da plantação, seu Raimundo percorre todos os dias cerca de quatro quilômetros. Essa dedicação tem uma justificativa: a paixão pelo campo. Hoje o homem dedica-se à função de agricultor, além de também fazer o papel de vigia para ninguém roubar o que ele produz em seu pequeno espaço de terra.

“A gente não pode deixar criar muito feijão seco, nem maduro, porque a turma leva. Há dois anos eu plantava na BR, entre uma pista e outra, naquele lombo de terra. Passei dois anos plantando ali, mas era pior, porque os caras da bicicleta eram para lá e para cá e quando dava quatro para cinco horas eles já apanhavam o feijão. Aí passei pra cá há quase três anos”, explica.

Tudo que é colhido na plantação às margens da rodovia serve para a própria subsistência e para presentear conhecidos.

Fonte: Tribuna do Ceará
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India