Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

quinta-feira, 3 de março de 2016

Presidente Dilma libera R$ 48 milhões para combate à seca no Ceará

O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta quarta-feira (2) que a presidente Dilma Rousseff liberou para o Ceará R$ 48 milhões para ações emergenciais de combate à seca. Camilo Santana se reuniu com a presidente nesta quarta em Brasília.
"Esse recurso vai chegar aos estados do Nordeste por meio de uma medida provisória da presidente. O pedido foi feito pelos governadores da região em uma reunião no final do ano passado, em que a presidenta nos pediu um plano de trabalho para ações emergenciais. Esse plano foi apresentado ao Ministério da Integração, via Defesa Civil, e agora recebemos essa boa notícia", explicou Camilo.
No encontro, que durou cerca de 1h15, o governador ainda discutiu com Dilma Rousseff outros assuntos, como o combate ao Aedes aegpyti, segurança, educação, entre outros assuntos. Na próxima sexta-feira (4), Camilo Santana volta a se reunir com a chefe de executivo federal, juntamente com os outros governadores do Brasil e o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Na pauta, reforma fiscal, alongamento da dívida dos estados e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Previsão de estiagem
O Ceará deve enfrentar o quinta ano seguido de poucas chuvas, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. No mês de fevereiro, as chuvas ocorridas no Ceará representaram a metade do volume esperado para o período. A média histórica para fevereiro é de 118.6 milímetros e a chuva ocorrida no mês passado foi de 58 milímetros, o que representa uma queda de 51,1% no volume.
O prognóstico da Funceme para março, abril e maio indica 70% de probabilidade de o Ceará ter chuvas abaixo da média. As chances de haver precipitações em torno da média é de 25% e, na categoria acima da média, 5%.  O principal fator que influencia essa perspectiva é a atuação do El Niño, que traz impactos negativos no regime de chuvas do Estado principalmente nos meses de abril e maio.
Açudes
Atualmente, a média geral de volume de água nos 153 reservatórios monitorados pela Companhia e que abastecem o Ceará, se mantém em 12,5%. O açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, sofre as consequências da estiagem prolongada.
Localizado no município de Jaguaribara, a 260 quilômetros de Fortaleza, o reservatório tem capacidade para armazenar 7,5 bilhões de metros cúbicos de água, mas atualmente acumula apenas 663,45 milhões, que representa apenas 9,9% da sua capacidade de armazenamento, o pior índice desde que foi inaugurado há 12 anos, de acordo com informações da Cogerh.


Fonte: G1 CE
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India