Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

sábado, 6 de agosto de 2016

Professora improvisa biblioteca em casa para aluguel gratuito de livros na zona rural de Nova Olinda-CE

Mesmo com a grande facilidade de acesso à informação nos dias atuais, ainda é possível se surpreender com histórias de incentivo à cultura. No distrito de Triunfo, localizado no município de Nova Olinda, a 490 quilômetros de Fortaleza, uma cearense tenta fazer a diferença para a comunidade por meio da leitura.

Incentivada pela paixão à profissão, a professora Ana Paula Ferreira encontrou uma forma de oferecer maior acesso à educação para a comunidade. Há dois anos, ela deu início ao projeto ‘Biblioteca em Minha Casa’. Junto ao ex-aluno Matheus, a docente improvisou uma biblioteca dentro de casa, onde crianças, adolescentes e adultos podem alugar livros gratuitamente.
Segundo Ana Paula, a iniciativa surgiu depois que percebeu a falta de acesso a livros na região. “Montamos a biblioteca exatamente para atender as crianças, os adolescentes e até os adultos da comunidade que não possuem acesso à leitura. Na minha comunidade, as pessoas não têm acesso à cultura, e isso é preocupante. Como eu tinha bastante livros, decidi fazer diferente e, há dois anos, abri as portas da minha casa para as pessoas”. Em média, a biblioteca aluga, por dia, de 20 a 25 livros, para a comunidade local. 
Fora da sala de aula, Ana Paula encontra no dia a dia maneiras de educar. Ao Tribuna do Ceará, ela conta que, dentro do projeto, existem atividades de incentivo que vão além da própria leitura.

“Dentro da biblioteca, principalmente durante as férias, nós colocamos em prática algumas atividade. Como, por exemplo, a ‘fofoca literária’. Nas férias, as crianças ficam sem ter o que fazer. Então, eles vêm para cá e participam de rodas de leituras. Elas acontecem tanto na biblioteca quanto na casa de pais de crianças da região”, explicou.

Além da atividade, Ana Paula também incentiva o hábito da atividade física. Precisando divulgar a biblioteca, a professora encontrou na bicicleta uma forma de estimular, simultaneamente, a leitura e o hábito saudável. “Nós fazemos os passeios ciclísticos. Eles possuem o objetivo de promover a nossa biblioteca. Tentamos mostrar que ela existe. Essa foi a forma que encontrei de divulgar e também de incentivar a atividade física. No fim de cada passeio, sempre realizamos um encontro literário”, conclui.

Fonte: Tribuna do Ceará
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India