Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Seca atinge nível mais grave no sul do Ceará e é das piores da região

Pela primeira vez neste ano, parte do Ceará registrou nível de “seca excepcional”, o mais drástico na escala de estiagem da Agência Nacional das Águas (ANA). A pior situação ocorre no Cariri e na parte inferior do Sertão dos Inhamuns, atingindo ao menos 20 municípios. Os dados se referem ao mês de julho e foram consolidados na última segunda-feira, 15, pelo Monitor da Seca — ferramenta do Governo Federal que acompanha a evolução da estiagem.
Não existem áreas livres de seca em toda a região nordestina. O Ceará é um dos quatro estados cuja situação é mais crítica, em razão das áreas consideradas de seca excepcional. Outros estados em condição semelhante são Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Pelo relatório, a intensidade da seca no Ceará varia entre moderada, grave, extrema e excepcional. Não havia registro de áreas com máxima intensidade de seca no Estado desde dezembro do ano passado, quando estiagem se agravou no Cariri, Inhamuns, Sertão Central e Jaguaribe.


As chuvas registradas no mês de janeiro e na quadra chuvosa — de fevereiro a maio — contribuíram para amenizar o cenário no início deste ano. Com o fim da quadra chuvosa, a situação voltou a se complicar.


“A tendência é que a seca se agrave até dezembro, quando começa a pré-estação chuvosa”, afirma Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


O prolongamento da estiagem na região já dura cinco anos consecutivos. “A falta de chuva durante anos amplia esses danos”, explica Carlos Perdigão, coordenador de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA.


Por e-mail, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) informou que está ciente do agravamento da seca no Estado e listou ações de redução dos danos nos municípios mais afetados. Em Araripe e Campos Sales, a construção de adutora deve evitar o colapso no abastecimento. A conclusão está prevista para este mês.


Em Aiuaba, Antonina do Norte e Assaré, a estimativa é que as sedes municipais não sofram interrupção do abastecimento até o fim do ano. A SDA reforça ainda a continuidade da Operação Carro Pipa em zonas rurais com problemas de abastecimento.


Ontem, o Ministério da Integração Nacional autorizou a liberação de R$ 12 milhões para o programa Água para Todos no Ceará. O valor deve ser usado na construção de sistemas de abastecimentos 
e cisternas.

Fonte: Opovo Online
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India