Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Ceará chega em janeiro com 6% da reserva hídrica e dependente de 4 açudes

O quadro chuvoso do Ceará para 2017 ainda é incerto e o cenário continua ruim, segundo informou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Estado vai chegar em janeiro com menos de 6% da reserva hídrica nos 153 açudes monitorados pelo órgão.

 Castanhão: maior açude do Ceará pode atingir volume morto em 110 dias, diz especialista

Se não chover na média histórica para março/abril, cerca de 200 mm/mês, o Estado vai contar apenas com quatro grandes reservatórios para a sobrevivência humana, animal e agricultura. Os açudes responsáveis pelo abastecimento são o Óros, que já garante o Castanhão desde setembro do ano passado para Fortaleza e Região Metropolitana; Araras para a região Norte; Pedra Branca para Quixadá, Quixeramobim e Crateús; e o Arneiroz para os Inhamuns, segundo o João Lúcio Farias, presidente da Cogerh, para o Diário do Nordeste. 

Mais R$ 40 milhões para obras contra a seca

Na última semana, o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho anunciou que o Ceará vai receber R$ 40 milhões do Governo Federal para obras e medidas de segurança hídrica no Estado. A liberação de recursos para garantir a segurança hídrica do estado foi uma demanda apresentada pelo governador Camilo Santana, que tem alertado o Governo Federal sobre a  possibilidade de colapso hídrico no Ceará. 

Racionamento de água em Fortaleza

O secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, admitiu a possibilidade de haver racionamento de água em Fortaleza caso não chova o suficiente e as pessoas não  economizem os 20% estabelecidos na tarifa de contingência da Cagece.

Como as obras de transposição do Rio São Francisco não ficarão prontas até 2017 - no mais otimista dos cenários, as obras serão retomadas no início do ano que vem, e terão duração mínima de 12 meses, sendo finalizadas somente no início de 2018 - o racionamento figura como uma ação bastante provável.

Fonte:  REDAÇÃO WEB - TV DIÁRIO
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India