Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Penaforte-CE: Obra de construção do CRAS entra na fase final

Se encontra em fase final a construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no Bairro Mãe Maria, a obra já está sendo concluída e deverá ser entregue nos primeiros meses  de 2017.

O novo prédio contará com sala de recepção, refeitório, cozinha, sala de reuniões, banheiros e pátio amplo.

A obra no valor de R$ 331.525,72  envolve recursos do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Governo Municipal de Penaforte através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

"A nova estrutura do CRAS irá favorecer a organização, qualificação e oferta dos serviços socioassistenciais da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, no município de Penaforte" nos informou o prefeito Luis de Celestina.

Conheça as ações do CRAS em Penaforte: 

As ações da Política de Assistência Social estão organizadas no município em dois níveis, básica e média complexidade, cada serviço e programa em excursão estar organizado em uma dessas esferas. Dentro da proteção básica temos o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS,  trata-se é uma unidade pública estatal, localizada na Rua Vitoria Novas, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.  O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais no município.  O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. Desempenha papel central ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico é compatível com o trabalho social com famílias atendidas e conta com uma equipe profissional de referência formada atualmente por Assistente social - Maria Elane de Oliveira Pinheiro, Coordenador Levina de Fátima couto Matias e equipe auxiliar. Destacam-se como principais atuações do CRAS no municipio:
Presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF, tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;
Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;
Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
É por meio do CRAS que a proteção social promove programas como “Bebê Saudável” destinado para gestantes e suas famílias com encontros mensais, cada gestante realiza cadastro no serviço, onde deve entre outras coisas, provar a realização do acompanhamento adequado do pré-natal, cada gestante é acompanhada de forma individual e receberá atendimento da equipe técnica e encaminhamento para outros serviços, caso necessário, participa de palestras educativas, campanhas, oficinas, encontros motivacionais e parcerias com profissionais da saúde, com objetivo de informar a gestante a cerca de temas relacionados a processo de gestação, saúde da mulher, maternidade, cuidados com o bebê, amamentação, importância da atualização do cartão de vacina e muito mais, o programa “bebê Saudável” aspira diminuir a mortalidade infantil no município. Atualmente os encontros são realizados com cerca de 30 gestantes, que no 9º mês de gravidez receberá um kit bebê, com artigos de necessidade básica para o recém nascido.
Desenvolvido também o grupo “Melhor Idade” voltado para população idosa, com encontros quinzenais, cada idoso é cadastrado no serviço e acompanhado individualmente e participa de palestras com temas da saúde, qualidade de vida, alimentação saudável, direitos e estatuto do idoso, motivacionais, rodas de conversa e momentos de lazer como o “forró” encontro de confraternização e descontração muito apreciado pelo grupo promovido as sexta-feira, de forma alternada, a partir das 18:00 horas. O serviço tem a preocupação de estimular o protagonismo da pessoa idoso no município, e para tanto, a cultura é inserida nos encontros, como festividades juninas, datas marcantes como dia das mães e pais, entre outras, além de favorecer o dialogo sobre a sociedade e o envelhecimento entre jovens e idosos. Os encontros contam atualmente com a participação de cerca de 70 idosos.
. A capacidade de atendimento do CRAS no município de Penaforte atualmente é de aproximadamente 100 famílias/mês e 1.000 famílias/ano. O CRAS funciona, no mínimo, por 40 horas semanais, 5 dias por semana, 8 horas diárias.
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India