Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Penaforte-CE: 4ª Grande cavalgada com missa do vaqueiro "Cição"

Como já é tradição e recentemente lei municipal o segundo domingo de junho é realizado a "Missa do Vaqueiro" de Penaforte, que tem como homenageado o vaqueiro Cicero Andrade Taveira (Cição), como em ano anteriores a vaqueirama de Penaforte e de toda região comparecem para homenagear o jovem vaqueiro que há 04 perdeu sua vida vitima de um choque elétrico.
Os vaqueiros, símbolos da cultura popular nordestina, saíram na manhã deste domingo (11) da comunidade de Montevidéu percorrendo as principais ruas do município de Penaforte em direção a fazenda " Cição" no sítio Massapê, onde reside os pais do vaqueiro homenageado.
Durante a passagem da cavalgada centenas de pessoas ficam as margens das ruas para apreciarem a tradicional cavalgada e também ouvirem os aboiadores Cicero Mendes e Chico Justino com seus aboios e toadas ao longo da cavalgada.
A concentração dos participantes da cavalgada aconteceu na comunidade de Montevidéu na casa de Vicente de Sebasto vaqueiro e um dos organizadores, que recepciona os vaqueiro com um café da manhã, o comunicador Walter Cruz que tem grande identificação com os vaqueiros faz o locução do evento.
Após a cavalgada foi  servido almoço aos vaqueiros, em seguida a tradicional “pega do boi”, uma competição em que os vaqueiros saem em busca do boi e quem pegá-lo ganha o prêmio, enquanto os vaqueiros buscavam pegar os bois na mata, o público que chegava na fazenda aguardando a missa, tiveram a oportunidade de ouvirem músicas culturais cantadas pelos aboiadores Cicero Mendes e Chico Justino.
A programação foi encerrada com a santa missa presidida pelo padre José Lourival Taveira. Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Salgueiro-PE. O Sr. Chico Miguel agradeceu em nome da família a todos que participaram e contribuíram para a realização da missa do vaqueiro.  
padre José Lourival destacou o crescimento da missa do vaqueiro de Penaforte, "Esse evento mostra a amizade deixada pelo vaqueiro Cição".
O prefeito Francisco Agábio, em conversa durante o café da manhã na casa de Vicente de Sebasto, falou deste evento cultural que acontece anualmente. "Eventos como este, são de suma importância para o nosso Município, uma vez que valorizam a cultura e tradições".

Em breve mais fotos e o video completo.







Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India