Faça Aqui Sua Aposta

SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Penaforte, 59 anos de sua emancipação política

Relatos da história de Penaforte mostram que os primeiros passos foram dados nos idos anos 30, quando em 1936, uma professora veio de Jardim para catequizar as crianças, preparando-as para fazer a primeira comunhão.
Naquela época, a imagem de Nossa Senhora da Saúde, vinda de Tacaratu, Pernambuco, visitava comunidades da região, quando o casal proprietário da Fazenda, Antonio Angelo Irmão e Maria Vieira Leite (Dona Sinhá), fez o convite para que a Santa visitasse sua casa, o que realmente aconteceu no dia 11 de dezembro daquele ano
A primeira missa celebrada no pequeno vilarejo pelo Padre Manoel Francisco de Alcântara, data de 31 de dezembro de 1937, ocasião em que também confessou as crianças que haviam sido preparadas.
Devotos de Nossa Senhora da Saúde, o casal sugeriu ao padre que ela fosse a padroeira da capela. E o Padre fez o pedido da imagem da santa que posteriormente foi recebida graças ao intermédio da Diocese de Crato.
A imagem foi trazida da cidade de Jardim em um andor, segundo a narrativa dos primeiros comercianteshabitantes da época, e aqui em Penaforte foi recebida na residência do Senhor Luiz Angelo, no Sitio Areias, no dia 6 de dezembro. 
A construção da primeira capela de Penaforte foi iniciada em 1938 e o trabalho se deu de forma compartilhada, com os moradores se reunindo nos finais de semana, cada um desenvolvendo suas tarefas, sempre num clima de visível animação. 
No ano de 1939 a capela estava pronta, a imagem da santa já estava no vilarejo e aí então deu-se a inauguração em clima muito festivo, trazendo a imagem em procissão da residência do Sr. Luiz Angelo.
Inaugurada a capela, no entorno imediato Ca capela, surgiram as primeiras construções e os primeiros comerciantes como: ilitão Rodrigues de Carvalho, Caetano José Neto e Raimundo Carreiro de Barros. O construtor da época foi o Sr. Vicente Branco.
A fazenda Baixio das Bestas, pertencia ao visinho município de Jardim, assim a Câmara Municipal criou nossa feira livre em 1942. A feira foi realizada aos domingos até inicio dos anos 2000. Atualmente é realizada aos sábados e nos últimos anos inovou criando o setor de frutas e verduras.
A população foi pouco a pouco aumentando, assim, em 1944 uma vila com 33 casas foi construída. Os primeiros vereadores representando a vila foram: José de Sá Bringel e Antonio Carvalho, que na época conseguiram junto ao governo do Estado, a construção do importante açude.
Em 1948 foi construida na vila sua primeira escola que recebeu o nome Escola Auxiliar Rural. Depois foi denominada de Escola Araken Sidrim e atualmente Escola Ledite Angelo.
Aí, já se visualizava uma vila de fato. Surge portanto datado de 1951, o nome Vila Penaforte, em homenagem ao Cônego Raimundo Wlisses Penaforte, por força da Lei 1.153, pois havia sido o primeiro vigário de Jardim e naquela época era assessor do governo Paulo Sarazate e era também escritor.
A movimentação, as iniciativas verificadas na comunidade tomava formas de visível organização social. Nasce então o desejo dos seus principais líderes de buscar junto as instâncias competentes, a independência da querida vila. Os principais líderes que se doaram pelo crescimento da vila e também como batalhadores pela nossa independência, foram: Antonio Angelo Irmão, Militão Carvalho, João Nunes de Barros (João Muniz), Manoel Angelo Ferreira, Antonio Carvalho, Luiz Angelo, Raimundo Carreiro de Barros, Caetano José Neto, Cicero Targino Ferreira, Francelino Pereira, Padre Manoel Francisco de Alcantara, José de Sá Bringel, Pedro Pereira Barros (Doca) e tantos outros.
Com a força e determinação dos nossos líderes, eis que no dia 31 de outubro de 1958, chega a tão importante e tão esperada notícia dando ciência de que a Vila Penaforte havia sido emancipada, deixando ser Distrito de Jatí, para tornar-se Município de Penaforte.
A Lei Nº 4.244, que tornou Penaforte independente foi publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de Novembro de 1958. A sessão de instalação do município foi realizada no dia 03 de março de 1959, no prédio da Prefeitura Municipal, hoje sede do Poder Legislativo Municipal.
A primeira eleição do município foi realizada somente em 1960, tendo como primeiro prefeito Cicero Targino Ferreira.
Segundo Prefeito com mandato de 1963 a 1966: Romão Bem Sampaio
Terceiro Prefeito com mandato de 1967 a 1970: Joaquim Pereira Lima
Quarto Prefeito com mandato de 1971 a 1972: Wilsom Vieira Angelo
Quinto Prefeito com mandato de1973 a 1976: Simão Angelo Ferreira
Sexto Prefeito com Mandato de 1977 a 1982: Nicolau Vieira Angelo
Sétimo Prefeito com mandato de 1983 a 1988: Joaquim Pereira Lima
Oitavo Prefeito com mandato de 1989 a 1992: Antonio Dernival Queiroz Dantas
Nono Prefeito com mandato de 1993 a 1996: Ronaldo Dias de Medeiros
Décimo Prefeito com mandato de 1997 a 2000: Cornelio Pereira Muniz
Décimo primeiro Prefeito 2001 – 2004: Ronaldo Dias de Medeiros 
Décimo Segundo Prefeito 2005 – 2008: Nicolau Vieira Angelo
Décimo Terceiro Prefeito 2009 – 2012: Luiz Fernandes Bezerra Filho
Décimo Quarto Prefeito 2013 – 2016: Luiz Fernandes Bezerra Filho
Décimo Quinto Prefeito 2017 – 2020: Francisco Agábio Sampaio

Por Joaquim Muniz 
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no blog não significa que seja o pensamento do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India