SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Emanoel Gurgel resgata trajetória da Mastruz com Leite, a “mãe de todas as bandas de forró”

O criador da Mastruz com Leite e pai do forró moderno, Emanoel Gurgel, retratou em 10 episódios a história da banda, que se confunde com sua própria trajetória. O projeto, intitulado “Vou pedir licença pra contar a nossa história” em referência à música “A Saga de um vaqueiro”, trata-se de vídeos semanais publicados na rede social Youtube.

Nos 10 episódios, o empresário Emanoel Gurgel, recebeu convidados para celebrar e relembrar os 25 anos da trajetória que marcou o “new forró”. Nas imagens, há o fortalecimento da cultura nordestina e destaque a fatos inusitados.

A ideia foi lançada em 15 de março e já contou com mais de 5 mil visualizações no primeiro vídeo, cujo entrevistado é Ferreira Filho, produtor musical da SomZoom e da Mastruz com Leite. Nas imagens, os dois fazem uma viagem à década de 90, contando como tudo começou.

“Por volta de 1990, Ferreira Filho e mais seis companheiros tinham a melhor banda já passada por Fortaleza, chamada Black Banda, que fazia muito sucesso. Foi aí que apareceu meu interesse por banda, por conhecer o Ferreira Filho. Nos tornamos amigos, e os caminhos entre mim e a música ficaram muito estreitos”, relembra o diretor da SomZoom Eventos, no episódio 1.

Ao longo das semanas, Emanoel se debruça sobre as técnicas utilizadas pela banda, gravações e mixagens, os cantores que passaram pelos palcos, histórias de composições musicais, o real sentido das letras e, por fim, o marco de sucesso atingido.

São entrevistados Maestro Poty, responsável pela maior parte das gravações de todos os vocais das bandas da SomZoom; a compositora Rita de Cássia; Irineu Araújo, personalidade do meio forrozeiro conhecido pelo dom de afinar e consertar sanfonas; além da banda-mãe Mastruz Com Leite, e outros responsáveis pelo sucesso. Os vídeos possuem de 20 a 60 minutos cada um. O último episódio, de número 10, foi divulgado em 16 de maio. Somadas, todas as imagens têm mais de 21 mil visualizações.

História da Mastruz com Leite

A Mastruz com Leite é considerada a banda que idealizou todo o mundo do forró. Nascida em Fortaleza, na década de 1990, é a primeira banda de forró criada para o universo do show business e também a primeira banda a tocar cinco horas de forró, ininterruptos nos shows, no início de carreira. Foi dela também a marca do primeiro grupo de forró a tocar em cima do trio elétrico no carnaval de Salvador, em 1995.

O nome dado veio da época em que Emanoel Gurgel comandava um time de handbool nos tempos de faculdade, que se chamava Mastruz com Leite. O time acabou, e a banda herdou o nome.

Com uma média de 20 shows por mês, percorrendo o Brasil inteiro, a banda-mãe do forró foi a pioneira a levar o “new forró”, como se chamava na época, para o exterior, realizando várias turnês em New York, Stanford e Massachussetts nos Estados Unidos; além de repetidos shows em Genebra, Suíça, Lisboa, Porto e Zurique, na Europa.

Com sua formação totalmente renovada, a frente dos vocais do Mastruz está encabeçada pelos cantores Neto Leite, Eryka Meyre, Ingrid Souza, Raynner Rylker, Ana Amélia e João Filho. Lembrando que o Neto (cantor e sanfoneiro) é da formação original.

Assista ao 10º episódio:

Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India