SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Avião utilizado no tráfico passa a transportar órgãos doados no Ceará

Uma aeronave que era utilizada no tráfico internacional de drogas está tendo novos usos no Ceará, devido a uma decisão da Justiça Federal, que concedeu ao Governo do Estado a posse provisória do avião monomotor. Agora, a aeronave é utilizada no transplante de órgãos.

No último mês de outubro, um fígado foi transportado entre as cidades de Mossoró (RN) e Fortaleza, doado para realização de um transplante na capital cearense no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), referência em transplantes de órgãos. O transplante foi possível também porque no Rio Grande do Norte não havia fila para receptores de fígado, além da proximidade entre as cidades.

Avião do tráfico
A aeronave Cessna Aircraft, modelo 210M Centurion II, foi apreendida, em abril de 2015, em uma operação da Polícia Militar, quando desembarcou em uma pista de pouso clandestina em Canindé, carregado com 375,5 kg de cocaína.

Conforme as investigações, a aeronave continha registros de voos para países da América do Sul, como Bolívia e Paraguai, rotas utilizadas pelo tráfico internacional de drogas. A operação contou com apoio de helicópteros da Ciopaer. Em dezembro de 2015, a 23ª Vara da Justiça Federal, em Quixadá, autorizou o uso da aeronave para o Estado, mediante manutenção.
A aeronave fica sob a responsabilidade da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O transporte de órgãos ocorre em parceria com a Central de Transplantes do Ceará.

O governo estadual acrescenta que há uma economia de voo de cerca de 40% em relação ao que gasta um helicóptero, além de ser mais veloz. A aeronave é a primeira de asa fixa operada pela Ciopaer, que, anteriormente, trabalhava apenas com helicópteros.

O avião tem a capacidade de alcançar as capitais do Nordeste, sem abastecimento, a uma velocidade de 300 km/h. O tempo reduzido para o transporte é fundamental nos trabalhos do transplante. A expectativa é que a novidade alavanque o número de procedimentos realizado no Estado.

Novos usos
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Delci Teixeira, destacou que, além do transporte de órgãos para transplantes, os bombeiros já utilizaram o avião para sobrevoar áreas com focos de incêndio, e que há parcerias com órgãos que cuidam dos recursos hídricos do Estado e do meio ambiente.

A aeronave fará o monitoramento ambiental - sobrevoando áreas de incêndios, coletando informações de vegetação e monitorando áreas de proteção ambiental - e o monitoramento de recursos hídricos, verificando volume de açudes e coibindo desvios de água em todo o Estado.

Fonte: G1 CE
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India