Todo final e começo de novo ano é assim no sertão nordestino, basta cair os primeiros pingos d’água e o homem já coloca nas costas sua velha companheira de guerra. São 5 longos anos de seca e muito sofrimento, prejuízos nas lavouras e com as poucas cabeças de gado que sobrou. Mesmo assim o sertanejo não desiste nunca e está sempre pronto para um novo desafio, sempre confiante que o inverno este ano vai acontecer e proporcionar oportunidades com farturas.
A noite de quarta-feira e madrugada de quinta, a chuva molhou a terra em vários municípios sertanejos. Juazeiro e Sobradinho na Bahia a chuva que caiu causou alagamentos em ruas, mesmo assim os sertanejos de lá estão comemorando e esperando que venha mais. Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco, todos esses município as margens do Velho Chico no lado pernambucano, a chuva veio bem de mansinho e foi o suficiente para o sertanejo com a enxada nas costas e fazer o que mais gosta preparar a terra e plantar de novo sua esperança.
A chuva que caiu nesta madrugada no Distrito de Riacho Pequeno, município de Belém do São Francisco, não chegou a armazenar água nos açudes já seco devido o longo tempo de estiagem. No entanto, nossos leitores moradores daquela região, fizeram questão de enviar fotos e manifestarem a alegria de todos com os sinais de novos tempos. Tempo de invernada e de fartura, tempo de homens e mulheres no roçado e tempo de renovar a esperança.
Fonte: Didi Galvão