SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Juazeiro do Norte-CE: Iniciada a Festa das Candeias

 Uma grande celebração, hasteamento das bandeiras e o tradicional show do chapéu abriram a Romaria de Nossa Senhora das Cadeias, na noite de ontem (29), na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. A festa, que vai até o dia 2 de fevereiro, é a última do "Ciclo de Romarias", iniciado no último mês de julho. São esperadas 250 mil pessoas, nos próximos quatro dias.

Para acolher bem os romeiros, foram espalhadas unidades de saúde em alguns lugares e o efetivo na segurança foi reforçado com policiais militares de outras cidades. A Secretaria de Turismo e Romaria disponibilizou 60 servidores para auxiliar os visitantes com orientações e assistência, além de distribuir o Manual do Romeiro. Além disso, o passeio guiado por Juazeiro do Norte foi mantido.

Segundo o Padre Cícero José da Silva, pároco da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a Igreja apresentou suas estratégias e irá realizar, no dia 31 de janeiro, ações sociais, oferecendo diversos serviços no largo da Matriz. "Estamos trabalhando com mais 250 voluntários, inclusive os romeiros que são lideranças em suas cidades para dar apoio", explica sacerdote.

O vendedor Josival Bernardino Ferreira percorreu 620Km de ônibus, de Teotônio Vilela (AL) até Juazeiro, movido pela fé. Ele conta que a Prefeitura auxiliou os romeiros, oferecendo 50 veículos. Todos chegaram às 5h e cedinho já estavam no horto, pedindo bênção ao Padre Cicero.

Os irmãos Maria José da Silva e Pedro da Silva Leite viajaram juntos, de Poço das Trincheiras (AL). Ela visita há quatro anos, incentivada por ele. Pedro, que vai a Juazeiro do Norte há 50 anos, aproveita para comprar as lembrancinhas para os amigos de sua terra. "Faço três viagens por ano e levo imagem de santo e o óleo de pequi, que é famoso", exalta o aposentado.

O comércio informal também comemora a romaria, inclusive, os vendedores de outras cidades. É o caso de Amaral Barbosa, que compra produtos da medicina popular na Terra do Padre Cícero e revende no carrinho de mão. Natural de Caruaru (PE), ele e quatro amigos viajam para ganhar um trocado sob o sol de Juazeiro. "A gente vende óleo de pequi, bálsamo, mas o mais procurado é a copaíba. Serve pra inflamação, próstata, um bocado de coisa aí", conta.

Na manhã de ontem, a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores apresentou o tema "Família Romeira da Mãe das Dores e do Padre Cícero a caminho do Reino" para o próximo ciclo de romarias, que começa em julho. "Durante todo ano vamos levar essa reflexão para que os romeiros, em sua paróquia, no seu lugar de origem, possam refletir e fazer a culminância de sua fé aqui na romaria", explica o padre Cícero José.

Entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura realiza a mostra de cinema "A Luz das Artes", com exibições gratuitas no Memorial Padre Cícero. Serão cinco filmes, em seis sessões. Pela manhã, a partir da 8h30 e, à tarde, a partir das 14h. Os títulos retratam a história do Padre Cícero, Juazeiro do Norte e a fé romeira.


Fonte: Diário do Nordeste
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India