SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

domingo, 15 de abril de 2018

Lula lidera intenções de voto mesmo preso; sem ele, Bolsonaro e Marina empatam

A prisão do ex-presidente Lula tornou ainda mais indefinido o cenário eleitoral para a presidência, neste ano. De acordo com pesquisa do Datafolha, divulgada neste domingo (15), o petista ainda lidera com até 31% nas intenções de voto, nos cenários em que é incluso como candidato – sem ele, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparecem empatados na disputa, devido à margem de erros que é de 2 pontos percentuais.

No cenário com Lula (PT) e Meirelles (MDB) candidatos e Temer fora, o petista venceria o primeiro turno com 31%, seguido por Bolsonaro, com 15%; e Marina Silva (Rede), com 10%. Em quarto lugar, aparece um nome inédito nas eleições presidenciais: o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa (PSB), com 8% das intenções de voto. Geraldo Alckmin (6%) e o cearense Ciro Gomes (5%) empatariam tecnicamente – Meirelles aparece com 1%.

Já se o PT lançar o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad no lugar de Lula, segundo a pesquisa, ele teria apenas 2% dos votos, e Bolsonaro largaria com 17%. Atrás dele, viriam Marina Silva (15%), Ciro Gomes e Joaquim Barbosa (9%) e, em quinto lugar, Alckmin (7%).

Se o nome do ex-governador da Bahia Jaques Vagner aparecer como substituto de Lula na candidatura petista, os números se mantêm praticamente inalterados, com exceção de Geraldo Alckmin, que levaria 8% dos votos.

PT e Temer fora

Em um cenário com o Partido dos Trabalhadores e o atual presidente Michel Temer fora da disputa presidencial de 2018, Bolsonaro e Marina seguem colados na liderança, com 17% e 16% das intenções de voto, respectivamente. Joaquim Barbosa e Ciro Gomes mantêm o empate com 9%, à frente de Alckmin, com 8%.

Em todos os cenários, os dois candidatos de esquerda apoiadores de Lula têm resultados semelhantes: Manuela D’Ávila (PC do B) atinge no máximo 2% e Guilherme Boulos (PSOL) chega a 1%.

A nova pesquisa foi feita entre quarta (11) e sexta-feira (13) com 4.194 eleitores de 227 municípios, e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o instituto, não é possível comparar os resultados do último levantamento, de janeiro, com o atual, já que a situação de pesquisa foi diferente.

Lula mantido

O registro da candidatura de Lula, preso no último dia 7, não é descartado pelo PT, que declara manter a intenção de registrar a candidatura do ex-presidente. A Lei da Ficha Limpa impõe veto à participação do petista, mas a legislação permite que ele peça registro mesmo preso. Cabe, então, à Justiça Eleitoral analisar o pedido.


Foto: Ricardo Stuckert
Fonte: Diário do Nordeste

Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India