SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Mais de 20 forrozeiros se unem em projeto para defender as tradições dos festejos juninos

Para reavivar as tradições dos festejos juninos no Nordeste, 29 forrozeiros se uniram no projeto independente Forró, Festa e São João, idealizado por Flávio José e produzido sanfoneiro e compositor pernambucano Targino Gondim. Para o lançamento nesta quarta-feira (2), às 18h, no espaço Gourmet do Shopping Tacaruna, nomes como Alcymar Monteiro, Assisão, Chambinho, Maciel Melo, Nádia Maia, Genival Lacerda e Fulô de Mandacaru vão marcar presença na noite de autógrafos e promovem um pocket show comemorativo.

"Fui convidando os artistas e todos acreditaram na proposta de dar uma unidade ao nosso pensamento. Essa é uma união dos forrozeiros autênticos para mostrar que estamos vivendo no tempo atual e temos os pés no hoje", explica Targino, que convocou o Quinteto Sanfônico do Brasil - formado por Gel Barbosa, Marquinhos Café, Sebastian Silva e Rennan Mendes - para a banda base.  
Vários artistas presentes na obra defenderam, no ano passado, a campanha Devolvam o nosso São João, que criticou a presença massiva de cantores do sertanejo nas programações juninas de cidades do Nordeste. "A ideia é mostrar que nesse momento temos um trabalho em defesa da nossa festa, que vem sendo tão deturpada. As novas gerações perderam a noção do que é festa junina, com respeito ao ciclo do milho e da valorização da dança, música e culinária tão fortes", acrescenta. 

A fórmula é a mesma usada por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Marinês: o triângulo, a sanfona e zabumba. "É uma maneira da gente se unir e defender aquilo que faz parte da nossa história. O folguedos, o povo, as comidas e a alegria é que movem o São João. Que apesar de todos os pesares, continua sendo uma festa grandiosa", aponta o cantor e compositor Alcymar Monteiro, com 102 discos gravados, que assina duas faixas da obra, Arraiá da capitá, cantada por Genival Lacerda e João Lacerda e a inédita Balão proibido, em dueto com Maciel Melo. 

O refrão alerta para a prática que provoca acidentes em cidades do interior: "Nunca mais eu vou soltar balão/ O balão que soltei pegou fogo e foi ao chão / Nunca mais eu vou soltar balão / Na festa de Santo Antônio, de São Pedro a São João". "A gente tem que salvar o forró para que ele continue sendo parte da nossa representação cultural. É o meu dever como artista e se não fosse um defensor, estaria traindo meu povo e minha cultura", defende Alcymar.  

INÉDITAS
Trilha sonora de uma das maiores manifestações culturais da região e que mobiliza vários municípios em todo o Nordeste, o repertório de Forró, Festa e São João traz 15 canções e homenageia a obra do paraibano Antônio Barros, com arrasta-pés, xote e baião. "Fizemos releituras, mas são arranjos lindos, como o de Asa Branca, que não podem ser alterados ou a música ficaria sem chão. Ajustamos o corpo das faixas para os duetos e ficou aquele balanço bom de São João, com um som atual e mixagem moderna", comemora o sanfoneiro Targino Gondim, autor de Esperando na janela. O disco ainda traz duas parcerias de Targino e Carlinhos Brown, que foram compostas este ano. 

"Muito prazer, sou São João / Festa bonita, linda de se ver / Eu sou do povo feliz / Sou tradição, sou raiz / Eu sou do mundo / Venha me conhecer", convida os versos de Sou São João, que de forma simples e sem duplo sentido exalta elementos mais fortes da festa.  O disco ainda inclui duetos como Jorge de Altinho e Nádia Maia em É madrugada, Waldonys e Elba Ramalho, em Deixa clarear, Esquenta moreninha (Assisão), por Chambinho e Fulô de Mandacaru e Bom demais (Jorge de Altinho), nas vozes de Petrúcio Amorim e Leonardo de Luna

Fonte: Diário de Pernambuco
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India