SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Projeto de guia do Patrimônio Histórico do Cariri é criado por estudantes

Estudantes caririenses montaram um projeto com o objetivo de tornar acessível e prático um guia com imóveis históricos, catalogados e descritos na região, no centro-sul do Estado e também em Exu, no Pernambuco. A ideia é reunir informações, junto a um acervo fotográfico, para que toda a comunidade possa ver e conhecer as belezas arquitetônicas dessas localidades mais a fundo.
O projeto foi idealizado pelo estudante Roberto Júnior, que cursa História na Universidade Regional do Cariri (URCA), junto a uma equipe de mais três outros alunos dos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo. São eles Milena Luna (História-URCA) Rayra Félix e André Sampaio (Arquitetura e Urbanismo-FJN). Eles compõem o Conselho Editorial da iniciativa, fazendo as pesquisas e analisando quais imóveis entrarão no guia, que terá uma versão impressa e também disponibilizado em E-book.

Os elementos de avaliação, segundo Roberto, são contexto histórico e social, composição arquitetônica, elementos construtivos e fachada. Quando a edificação não está dentro de um destes três critérios, a equipe vai atrás da parte que não foi tão evidenciada. Além disso, há um trabalho de linguagem escrita no qual aborda uma descrição metodológica da História Pública e também uma linguagem acessível. Com isso, para os leigos nesse formato de escrita, haverá em cada descrição uma apêndice com explicações sobre o que são e como se caracterizam cada tipo de construção nos imóveis catalogados, principalmente para os edifícios com arquitetura estrangeira.

Já existe em Juazeiro do Norte e Barbalha um grande número de imóveis inventariados por esta iniciativa, que também é difundido no perfil Cariri das Antigas, no Facebook e Instagram. “Pesquiso de modo independente a História do Cariri desde os 13 anos, e em 2014 fundei o Cariri das Antigas, que atua na preservação patrimonial e divulgação da história regional”, afirma Roberto, que atualmente atua como secretário geral do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e integra o Núcleo de Pesquisa em História Cultural da URCA.

Ele afirma que o projeto nas redes sociais foi o gatilho para criação deste guia, devido estar já bastante difundido e o público ter grande curiosidade em saber a história por trás das edificações antigas da região. “O guia é de extrema importância, tanto para o turismo quanto para a própria identidade histórica regional. Alimenta o turismo histórico, pois, com um material de apoio denso, novos pesquisadores podem se interessar pela Arquitetura da região”, afirma.

Atualmente o projeto está sendo mantido por recursos dos próprios estudantes, mas eles afirmam que estão concluído os trâmites burocráticos para submeterem o projeto a fim de captar recursos de instituições públicas e privadas para auxiliar na publicação do guia que, de acordo com Roberto, só conta com o apoio do ICC.

Fonte: Site Badalo
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India