SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

sábado, 15 de setembro de 2018

Com muitas lágrimas, romeiros se despedem de Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte. A Basílica Santuário ficou pequena, no início da tarde deste sábado (15), para o número de romeiros que aproveitaram o último dia de romaria para celebrar Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município. A tradicional bênção dos chapéus emocionou milhares de devotos que se despediram da Terra do Padre Cícero. Mais tarde, às 17h, a festa toma as ruas da cidade durante a procissão de encerramento. 

A programação da Romaria de Nossa Senhora das Dores – a segunda maior do Ceará – começou desde o dia 25 de agosto. A Basílica de Nossa Senhora das Dores estima que mais de 200 mil pessoas passaram por Juazeiro do Norte até este sábado. Pelos número oficiais, romeiros de 10 estados estiveram no evento religioso. 

Com lágrimas nos olhos, a comerciante Silvia Souza, viajou para Juazeiro do Norte pelo trigésimo ano consecutivo. Natural de Maceió (AL), ela atribui a emoção a gratidão que tem à “Mãe das Dores” e ao “padrinho”, que realizaram muitas graças na sua vida.  “A cura de leucemia da milha filha. Ela está em tratamento, mas não toma mais medicação. Está curada, graças a Deus”, garante. Criada por seus avô, que fretava transporte para a romaria, Silvia deu continuidade a tradição. “Eu venho desde criança em janeiro e setembro”, completa.

‘Inexplicável’

O bispo da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, que celebrou a bênção dos chapéus, acredita que a vivência dos romeiros é difícil de explicar, mas demonstra nos sentimentos, nas lágrimas, a presença de Deus em suas vidas. “A gente não explica aquilo a gente vive. A gente interpreta aquilo que se vive. O que a gente experimenta é essa vivência de alegria, felicidade, pureza de coração”, descreve.

Na celebração, o sacerdote demonstra a expectativa dos romeiros para as próximas romarias. “É difícil para eles viver essa distância de um ano. É preciso estar sempre próximo. O romeiro é aquele que se aproxima, gosta de estar junto, é solidário. É isso que esperamos da romaria”, pede o dom Gilberto.

Premiação

Durante a celebração, foram entregues os troféus para as melhores decorações apresentadas pelos veículos durante a Procissão dos Transportes dos Romeiros, realizada ontem. A família da dona-de-casa Joana D’Arc Corrêa foi uma das vencedoras. A romeira, natural de Maceió (AL), conta que foram três horas para enfeitar o caminhão. “Somos devotos de Nossa Senhora de gerações. Já vem dos nossos avós, nossos pais e há mais e 10 anos viemos para cá. A gente faz a decoração do carro com muito amor, carinho para homenagear a Virgem Santíssima”, explica.

 Por Antonio Rodrigues
Fonte: Diário Cariri/Diário do Nordeste
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India