Juazeiro do Norte. Com aproximadamente 650 pessoas, uma passeata pelas ruas da cidade marcou a X Semana Comemorativa ao Dia do Surdo. A caminhada, realizada pela Central Interpretação de Libras (CIL), foi encerrada no Memorial Padre Cícero, onde aconteceu o I Encontro Dialogando com a comunidade surda.
No evento, foram ministradas palestras com importantes representações da comunidade surda da região, como o coordenador do curso de Letras/Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Mardônio Aguiar. Junto das falas, foi realizada uma tradução simultânea por intérpretes.
Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Sandoval Barreto, o Município tem avançado na redução das barreiras de comunicação enfrentadas diariamente pela comunidade surda da região do Cariri. “Ficamos muito felizes em trabalhar com a causa do surdo. Temos linhas estratégicas de trabalho com a inclusão desse público”, afirmou.
Tendo o compromisso com a política igualitária e de direitos, a Sedest desenvolve relevantes ações no sentido de diminuir as barreiras de comunicação enfrentadas cotidianamente por pessoas surdas, principalmente nas esferas públicas, como o treinamento de servidores e mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento de qualquer serviço público, através da Central de Interpretação de Libras (CIL).
Fonte: Diário Cariri/DN