SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Várzea Alegre-CE: Secretaria de agricultura, trabalha o método do vazio sanitário para combater o bicudo.

Desde que o temível bicudo arrebatou o cultivo do algodão na década de 80 chegando a exterminar a cultura, que pesquisadores passaram a estudar os meios mais eficazes de combater a praga que tirou do homem do campo o famoso “ouro branco” o algodão.

Em Várzea Alegre a secretaria de agricultura vem apostando na revitalização do cultivo, e um novo método apontado como o mais eficiente está sendo trabalhado para combater o besouro e fortalecer a volta do produto que nada mais é que um aquecimento na economia local.

O algodão saiba mais

O cultivo de algodão no Estado do Ceará, segundo GIRÀO (1997), teve seu início em 1977, tendo essa cultura desempenhado um importante papel no desenvolvimento econômico e social do Estado. Durante muito tempo predominou no Estado do Ceará a produção de algodão arbóreo, especialmente o do tipo Mocó. A exploração era feita de modo conjunto com a pecuária extensiva e culturas de subsistência como o milho e o feijão, isso permitiu que fossem ocupadas áreas pouco dotadas de recursos hídricos e de solos férteis. O algodoeiro mocó, apesar de sua baixa produtividade, possibilitou a geração de receitas, mesmo em anos de escassez de chuvas. Nesse sistema produtivo, o proprietário da terra participava com a mesma e com o capital, enquanto que o trabalho era exercido por parceiros, arrendatários e assalariados.

O inseto

O bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) é um besouro da família dos curculionídeos, de coloração cinzenta ou castanha e mandíbulas afiadas, utilizadas para perfurar o botão floral e a maçã dos algodoeiros. A origem do inseto é a América Central e ele chegou ao Brasil em 1983, no Estado de São Paulo. No mesmo ano, também foi encontrado no Nordeste.

O adulto do bicudo tem comprimento médio de sete milímetros, com variação de três a nove milímetros, e uma largura equivalente a um terço do comprimento. Os ovos, larvas e pupas se desenvolvem no interior dos botões florais e maçãs. O ciclo de vida de ovo a adulto é completo em cerca de 20 dias e podem ocorrer de quatro a seis gerações do besouro durante uma safra.

Fonte: Penochão informativo
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India