SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Cidades com menor IDH terão prioridade na seleção do Fies; confira as regras

O Ministério da Educação publica regras do Fies para processo seletivo do primeiro semestre de 2019. Estudantes da área de saúde e moradores de regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano terão prioridade na seleção para programa de Financiamento Estudantil,

 A portaria foi publicada no diário oficial da união desta terça-feira (20).

 O Ministério da Educação ainda não definiu o número de alunos que poderão pedir o crédito, nem o valor do orçamento do Fies para o próximo semestre. Mas, a portaria já adianta as regras para a distribuição dos recursos.

 No critério de demanda social, a oferta de vagas vai considerar o Indice de Desenvolvimento Humano de cada município, dando mais peso para as cidades de menor IDHM.

 O curso escolhido pelo candidato que pretende financiar a graduação também é considerado.

 Nos cursos de Medicina serão disponibilizadas todas as vagas que forem ofertadas, observados os limites de vagas definidos pelas instituições de ensino.


O MEC também aplica um percentual por áreas de conhecimento. 60% do número de vagas para o Fies são para estudantes de áreas consideradas prioritárias. Nesta distribuição,  cursos como odontologia, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional ficam com metade da fatia.

Cursos da área de engenharia, Ciências da Computação, de Licenciatura e Pedagogia também são considerados prioritários.

Podem se inscrever no processo seletivo do Fies o candidatos que participaram do ENEM a partir da edição de 2010, e tenham obtido média aritmética nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Atualmente, o FIES oferece financiamento com juros zero para os estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

A outra modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.


A inscrição dos agentes financeiros operadores de crédito que desejarem participar dos processos seletivos do primeiro semestre do ano que vem vai até dia 28 de novembro.

Já as Instituições de Educação Superior interessadas em oferecer a opção de financiamento do programa no processo seletivo dessa etapa do Fies deverão assinar termo de participação no período de 3 a 14 de dezembro.

Fonte: Rádio Agencia Nacional
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India