SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Por que não se deve atear fogo em lixões?

Ultimamente, o lixão de Barbalha vem sendo alvo constante de reclamações da população por conta da queima dos resíduos sólidos no local, que forma uma nuvem de fumaça preta, invadindo a cidade. Já o lixão de Juazeiro do Norte também foi alvo de reclamação de moradores no ano passado.

No caso de Barbalha, o lixão não respeita a distância mínima de 2.000 metros da cidade e 20 metros da faixa da rodovia, estando a apenas 630 metros da primeira residência do município.

A queima do lixo causa graves problemas à saúde humana, ao meio ambiente e à camada de ozônio. A “fumaça preta”, na realidade, não é uma fumaça, e sim uma concentração muito tóxica de vários gases, segundo o químico industrial Antônio Sávio Aires. Entre esses gases está o temido dióxido de carbono, o CO2.

Das substâncias liberadas, algumas são altamente cancerígenas, segundo Sávio Aires, e se acumulam na cadeia alimentar (quando comemos alguma planta ou animal contaminado, também nos contaminamos) e no organismo humano e podem, futuramente, gerar várias tipos de câncer, como o de pele, tireóide, fígado e pâncreas.

O químico industrial aponta que a queima dos resíduos só deve ser realizada em equipamentos específicos, que trabalhem em temperaturas que variam de 800°C e 1.200°C e legalizados pelos órgãos ambientais, de acordo com a Resolução do CONAMA nº 316/2002.

O Portal Badalo entrou em contato com o Secretário de Infraestrutura de Barbalha, Roberto Wagner, que afirmou que as queimadas acontecem esporadicamente, de forma espontânea ou criminosa, e que para evitá-las é feito, mensalmente, um recobrimento do lixo com material argiloso. Ainda segundo ele, em dois meses será instalada uma Usina de Beneficiamento de Resíduos Sólidos, que irá transformar o lixo em combustível e fertilizantes agrícolas. Conforme a Prefeitura Municipal, a usina acabará com o lixão e a ideia de um aterro, e tem investimento de R$ 32 milhões para construção.

Até o fechamento da matéria, a Prefeitura de Juazeiro do Norte não se pronunciou.



Antônio Sávio Aires Furtado – Químico Industrial
CRQ 10.200.152 – 10ª Região

Fonte: Site Badalo
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India