SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Ceará recebe águas do eixo Norte da transposição do Rio São Francisco a partir de maio

As águas do eixo Norte da transposição do Rio São Francisco começam a ser bombeadas para o Ceará a partir de maio deste ano. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, durante uma reunião com o governador Camilo Santana, na manhã desta sexta-feira (15), no Palácio da Abolição.

Na ocasião, Canuto informou que ocorreu um problema estrutural em um trecho da obra, próximo ao reservatório de Negreiros, em Salgueiro, no sertão de Pernambuco, e a previsão de conclusão é no mês de maio.

“A obra está em execução e a previsão dada pela empresa responsável é que acaba em maio deste ano. A partir de então, a gente começa a bombear água de novo para o eixo Norte, para a água seguir seu curso até chegar ao reservatório de Jati e comunicar com o CAC (Cinturão das Águas do Ceará)”, afirma Gustavo Canuto.

Conforme o ministro do Desenvolvimento Regional, caso tudo ocorra de acordo com o previsto, sem problemas em reservatórios e canais, a água deve chegar no município de Jati, no Ceará, no segundo semestre deste ano. “É uma previsão. Evidentemente que tudo vai depender de qualquer imprevisto ao longo do caminho da água”, ressalta.

No Eixo Norte, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos municípios cearenses de Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro. Também passa por Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante, em Pernambuco; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba. 
Cinturão das Águas (CAC)
O Cinturão de Águas do Ceará (CAC) é uma estratégia de abastecimento de comunidades, a partir do aproveitamento da água que chegará ao Ceará por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

O primeiro trecho do CAC, com cerca de 53 quilômetros, contou com um investimento de R$ 800 milhões e já está pronto, segundo o governador Camilo Santana. É o trecho que vai pegar água do Jati e percorrer até o Riacho Seco, em Missão Velha. A partir de lá a água segue pelo leito do rio até o Castanhão.

“ Vamos agora aguardar a conclusão desse dique que fica pouco depois da estação de bombeamento em Salgueiro, para que possa liberar”, afirma Camilo.

Além da transposição das águas do Rio São Francisco, o governador também tratou com o ministro sobre outros assuntos de infraestrutura hídrica, saneamento e habitação, que estão em andamento no Estado.

Fonte: G1 CE
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India