SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com
SEJAM BEM VINDO....

sábado, 27 de julho de 2019

Exumação do corpo de Bárbara de Alencar é suspensa devido a falsas informações sobre procedimento

A exumação do corpo de Bárbara de Alencar, prevista para ter sido realizada quinta-feira (25), na cidade de Campos Sales, na região do Cariri cearense, teve que ser adiada devido “a uma resistência de uma pequena parte da população”, conforme explicou o presidente do Instituto Cultural do Ceará (ICC), Heitor Feitosa. A missão pretendia exumar o corpo da heroína para fazer sua reconstituição facial através de computação gráfica em 3D.

Heitor detalha que um vídeo divulgado nas redes sociais foi “mal interpretado pela população”, que temeu que o corpo fosse retirado definitivamente do distrito de Itaguá, onde os restos mortais estão sepultados.

Esse receio da população é antigo. Em outubro de 1997, uma ONG de Exu tentou levar o corpo da pernambucana para Exu (PE), cidade em que Bárbara de Alencar nasceu.

“É boato. Informação falsa”, garante Feitosa. Segundo ele, a exumação duraria poucas horas. “O corpo não sairá do local. Após a urna ser aberta, os pesquisadores fotografam o crânio, por cerca de 20 minutos, e depois fecham novamente a urna. É um trabalho sério, rápido”, garantiu o presidente do ICC.

Após a resistência encontrada em Campos Sales, o grupo de pesquisadores retornou até ao município de Crato, também na região do Cariri, e aguarda um novo desfecho. “Vamos esperar, se tivermos o convite, retornaremos à cidade”, pontua Heitor.

O professor José Luís Lira, que integra a equipe de pesquisadores, explicou que a missão, que já contava com a permissão do bispo do Crato, responsável pela capela em que Bárbara foi sepultada, era “pra ser discreta”. Luís já integrou outras expedições do gênero e trabalhou, inclusive, na reconstituição facial de Maria Madalena, Santo Antônio e Dom Pedro I.

Reconstrução da imagem
Lira conta que, caso a exumação seja realizada, os pesquisadores podem se aproximar de uma imagem fiel da heroína, considerada a primeira mulher presa política do Brasil.

“Se encontrarmos o crânio, conseguiremos realizar o procedimento. De acordo com o que for encontrado do crânio, a precisão da reconstituição pode chegar até a 92%. Não conseguimos atingir os 100% devido ao cabelo, por exemplo. Não temos como saber como era o cabelo, cílio, sobrancelha dela, por exemplo”, observa José Lira.

Deve ser realizado, nos próximos dias, uma audiência pública para tratar sobre o assunto. Enquanto o imbróglio não se resolve, o rosto de Bárbara de Alencar, que participou ativamente da Confederação do Equador e da Revolução Pernambucana, movimento de emancipação que lutava pela separação do Brasil e Portugal, segue um mistério. Atualmente, existem apenas duas pinturas da face de Bárbara, feitas pelo pintor Oscar Alencar.

Trajetória da heroína
Nascida na Fazenda Caiçara, em Exu (PE), Bárbara de Alencar se mudou, ainda jovem, para o Crato, onde trabalhou como comerciante. Ela foi uma das lideranças da Revolução Pernambucana no Ceará, movimento emancipacionista que eclodiu em 1817 e lutava pela separação do Brasil de Portugal. Graças a sua participação, foi presa e torturada em uma das celas da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Por isso, é considerada a primeira prisioneira política do Brasil.

Depois, também participou da Confederação do Equador (1824), movimento separatista e republicado que proclamou a independência de algumas províncias do restante do país. Bárbara é mãe dos também revolucionários José Martiniano Pereira de Alencar e Tristão Gonçalves e avó do escritor José de Alencar. Após peregrinar fugindo da perseguição política, a comerciante morreu em Fronteiras (PI), e foi sepultada em Campos Sales, cidade vizinha.


Fonte: G1 CE

Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India