SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Procissão e bênção dos chapéus encerram romaria de Mãe das Dores

Uma multidão de devotos foi às ruas e principais templos religiosos de Juazeiro do Norte, neste domingo,  15, no último dia da romaria que homenageou Nossa Senhora das Dores, a padroeira da cidade. Chamada pelos romeiros de "Mãe das Dores", a Santa tinha fiel devoção do Padre Cícero Romão Batista, fundador da cidade e grande responsável pelo fenômeno das romarias na região.
Entre os dias 24 de agosto e ontem — a "terra do Padre Cícero", também conhecida como "Jerusalém do Nordeste" se tornou o destino de mais de 300 mil peregrinos, segundo a Secretaria de Turismo e Romarias do Município (Setur). A maioria dos fiéis marcou presença no momento mais simbólico da peregrinação, a "Bênção do Chapéu", que simbolizou a despedida dos romeiros da festa religiosa.

Para a maioria deles a partida não foi um adeus, e sim um até logo. Foi o caso do romeiro João Emanuel, de Caruaru, que desde os seus 14 anos de idade frequenta a romaria da padroeira de Juazeiro. "Eu tenho 73 anos, e venho para a romaria há 59 anos. Desde criança meus pais me traziam. Eles já morreram, mas eu vou continuar vindo até o último dia da minha vida, em nome deles", contou.
Durante a celebração da bênção, o bispo diocesano dom Gilberto Pastana fez referência ao Santo Padre de Juazeiro, citado como o grande responsável pelo fenômeno da fé e devoção vivenciado na romaria de Nossa Senhora das Dores. "Foi ele (Padre Cícero) quem nos ensinou a praticar a devoção a nossa Mãe das Dores. Mais uma vez saímos daqui renovados pela fé e com o desejo de voltar no ano que vem", enfatizou o líder religioso.
Antes da despedida dos romeiros, padre Cícero José, administrador da Basílica de Juazeiro, lembrou que em novembro de 2020 o padroeiro da cidade completaria, se vivo fosse, 150 anos de seu ordenamento sacerdotal. "Já estamos preparando uma programação especial para reverenciar esse acontecimento importante na vida do Padre Cícero. Vamos ter atividades e celebrações de 30 de novembro deste ano a 30 de novembro do ano que vem", anunciou o sacerdote, reforçando o convite à participação dos devotos.

Antes de embarcarem de volta para suas cidades de origem, ainda ontem, no final da tarde, os romeiros participaram de uma procissão a pé pelas principais ruas de Juazeiro, seguida de um show pirotécnico em frente à basílica. A expectativa é que boa parte dos fiéis retornem à "Capital da Fé" em novembro, quando acontece a tradicional Romaria de Finados, a maior do ano em número de visitantes, chegando a atrair público próximo a 1 milhão de pessoas.

Fonte: Opovo Online
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India