SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Penaforte comemora seu 61° aniversário de emancipação política

O município de Penaforte completa nesta quinta-feira, 31 de outubro, 61 anos de emancipação política.
Situado no extremo sul do Ceará o município portal do cariri, nos últimos anos a cidade tem se destacado  na agricultura, na produção de frutas e verduras, sendo sua produção exportada para diversos centros comerciais e estados vizinhos.
Apesar de contar com pouco mais de 09 mil habitantes, a cidade tem um grande fluxo de pessoas principalmente no centro, além da movimentação dos moradores, a cidade recebe diariamente a visita de moradores de comunidades vizinhas, pertencentes a outros municípios vizinhos, devido a proximidade se deslocam para Penaforte a procura de atendimento médico e também realizar compras, com isso o comércio é aquecido principalmente no inicio de cada mês.
O município é cortado  por uma das principais rodovias do país a BR-116, também por duas grandes obras a Tranposição do Rio São Francisco e pela a Ferrovia Transnordestina. 
Para celebrar o dia do município haverá missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde ás 18 horas em seguida uma feira de artesanato na praça Querubina Bringel, se encerrando com apresentações de atrações locais realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria de Cultura do município.  

Conheça um pouco da história do município
Histórico

O município de Penaforte inicialmente denominou-se de Baixio do Couro, mais tarde, chamou-se Presidente Vargas e finalmente recebeu o nome de Penaforte, em homenagem ao ilustre filho de Jardim, o Cônego Raimundo Ulisses Penaforte. Era este, figura destacada do clero cearense, jornalista, orador primoroso, autor de vários trabalhos de real mérito sobre assuntos religiosos, filosóficos e históricos, além de pertencer a inúmeras associações culturais brasileiras e estrangeiras.
O município de Penaforte foi desmembrado do de Jati, que também fizera parte do território de Jardim. Seu povoamento está ligado ao intercâmbio entre Pernambuco e Ceará, graças à sua posição fronteiriça e de parada para muitos viajantes que enfrentavam as poeirentes estradas em busca do Cariri cearense.
Dentre as famílias dos primeiros povoadores destacam-se os Matias, Ângelo, Leite e Ferreira.
Penaforte é o município mais meridional do Estado do Ceará.
Gentílico: penafortense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Penaforte ex-povoado, pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, subordinado ao município de Jati.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Penaforte figura no município de Jati.
Elevado à categoria de município com a denominação de Penaforte, pela lei estadual nº 4224, de 31-10-1958, desmembrado de Jati. Sede no antigo distrito de Penaforte. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-03-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Penaforte, Juá e Santo André.

Fonte: Na Rota Das Noticias
Com informações do IBGE
Fotos: Igor Piancó, Rede Sociais e IBGE




Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India