SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Variações de temperaturas causaram mortes de caprinos e ovinos no Sertão

As variações de temperaturas no Sertão causaram um surto de uma doença que ocasionou mortes de caprinos e ovinos no Sertão. Só em Lagoa Grande foram registradas mais de 800 animais mortos. Por isso, os integrantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) foram visitar essas comunidades atingidas e descobriram a causa desse problema. É um protozoário do gênero Eimeria, que se multiplica também por causa das variações de temperaturas no Sertão. Esse foi um dos assuntos do Nossa Voz desta quarta-feira (02).

Segundo o veterinário do IPA, José Américo, o Eimeria é um gênero de parasitas intracelulares quem atacam as células intestinais de caprinos, ovinos, equinos e suínos. “Era uma doença muito localizada. Poucos produtores que deixaram os animais juntos, sem higiene, a doença aparecia. Só que agora tomou no outra dimensão e se constituiu um surto. (…) O grande lance é isso, como tratar uma doença no início que é um inimigo invisível? Teria-se que ter a cultura de fazer o exame do OPG”, explicou o veterinário destacando que esse método de exame de fezes visa uma quantificação de ovos de vermes intestinais.

O agrônomo do IPA, Elias Cintra destacou que não é só o município de Lagoa Grande que está com esse problema. “Todo o Sertão do São Francisco, todo o semiárido tá tendo problema de mortalidade de caprinos e ovinos. Acredita-se que tenha sido o ambiente favorável com mudanças de temperatura. Tivemos um período muito frio recentemente”.

Enquanto o tempo continuar variando, os criadores precisam redobrar os cuidados com o rebanho, buscando apoio técnico pra combater essa doença com medicamentos, além de buscar fazer o manejo correto com higiene das instalações, cuidado com a alimentação. “Nós do IPA realizamos várias palestras. Só este ano, nós já estivemos em 23 núcleos. Atingimos um público de mais de 700 criadores com palestras e informações de melhorias do manejo”, destacou Elias Cintra.

A assistência aos produtores pelo IPA é gratuita. Em Petrolina, o escritório do IPA fica na Avenida das Nações, no bairro Gercino Coelho. O telefone de contato é o (87) 3866-6464. Em Lagoa Grande o contato do instituto é (87) 3869-8811.
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India