SIGA NOSSO BLOG NO TWITTER

CONTATO: narotadasnoticias@hotmail.com

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Chuvas no Ceará têm melhor trimestre em 11 anos, com precipitações 28% acima da média entre fevereiro e abril

De 1° de fevereiro a 30 de abril choveu 652,6 milímetros em todo o Ceará. A média histórica para esses três meses do ano é de 510,1 milímetros, o que significa dizer que choveu neste ano 28% acima da média. O município com maior volume acumulado foi Moraújo, no Litoral Norte, com precipitações 122% acima do normal.

Os dados foram apresentados pela a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta segunda-feira (4) em uma live, em seu perfil oficial no Instagram. O evento teve a participação do presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins, e da gerente de Meteorologia, Meiry Sakamoto.

Melhor trimestre em 11 anos
Segundo a meteorologista Meiry Sakamoto, esse é o melhor trimestre desde 2009. Em janeiro de 2020, a Funceme, havia previsto um prognóstico positivo para as chuvas durante os primeiros meses do ano. A probabilidade era de 45% de precipitações acima da média entre os meses de fevereiro e abril.

O resultado corresponde ao prognóstico anunciado pela Funceme em janeiro, que indica 45% de chuvas acima acima da média. O observado aparece em terceiro lugar, considerando desde 2000 até o atual período, ficando atrás apenas de 2009 – quando o desvio positivo do trimestre foi de 42%; e de 2008, ano em que a média do período foi superada em 30%.

Ainda de acordo com Meiry, apesar das boas precipitações, algumas cidades apresentaram pouca chuva acumulada e ficaram abaixo da média. "Apesar dos bons números nós temos municípios que as chuvas acumuladas nem chegaram a média do período. A gente percebeu uma irregularidade na distribuição dessa chuva"

Meiry afirmou também que a partir dos primeiros 15 dias de maio, as chuvas devem se concentrar mais nas áreas litorâneas nesse período de diminuição das chuvas.

Confira as regiões com maiores acumulados:

Litoral de fortaleza - 877,4 mm
Litoral Norte - 862 mm
Região do Cariri - 780,3 mm
Serra de Baturite - 728,9 mm
Litoral Pecém - 710,7 mm
Serra da Ibiapaba - 646,3 mm
Região do Jaguaribe - 580,6 mm


Por G1 CE
Reações:
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha , Car Price in India